Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9380
metadata.teses.dc.title: Desenvolvimento de um sistema hipermídia educacional aplicado à anatomia veterinária
metadata.teses.dc.creator: França, Rodrigo Nani
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Zambalde, André Luiz
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Resende Junior, João Chrysostomo de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alves, Rêmulo Maia
metadata.teses.dc.subject: Software educacional
Hipermídia
Anatomia veterinária
OOHDM
Educational software
Hypermidia
Veterinary anatomy
metadata.teses.dc.date.issued: 7-May-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: FRANÇA, R. N. Desenvolvimento de um sistema hipermídia educacional aplicado à anatomia veterinária. 2005. 67 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
metadata.teses.dc.description.resumo: Neste trabalho objetivou-se a modelagem e desenvolvimento de um sistema hipermídia educacional aplicado ao ensino da Anatomia Veterinária, denominado Atlas Digital de Anatomia Veterinária (ADAV). O processo de desenvolvimento deste software educacional foi baseado em 10 etapas principais. Uma destas etapas foi a modelagem da aplicação na qual utilizou-se o modelo OOHDM (Object-Oriented Hypermedia Design Method), devido ao seu alto nível e capacidade de reutilização de componentes. Na implementação do sistema hipermídia utilizou-se o software Macromedia Flash MX que possui um ambiente adequado para a implementação da interface gráfica, dos recursos interativos e das diferentes mídias utilizadas. Concluiu-se este trabalho com o conteúdo do ADAV englobando o sistema esquelético dos bovinos. Nas futuras versões pretende-se expandir para outros sistemas e espécies animais.
metadata.teses.dc.description.abstract: This present work had as objective the modeling and the development of na educational hypermedia system applied to the Veterinary Anatomy teaching, called Veterinary Anatomy Digital Atlas (ADAV). The development process of this educational software was based on 10 main stages. One of theses stages had consisted in the application modeling in which it was used the model OOHDM (Object-Oriented Hypermedia Desing Method), due to its high level and reuse capacity of components. To the implementation of the hypermedia system it was used Macromedia Flash MX software which possesses an adjusted environment for graphical interface implementation, interactive resources and different used medias. This work was concluded with the content of the ADAV including the bovine skeletal system. Future versions can be expanded to other systems and animal species.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9380
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.