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Título: Programa de pós-graduação em administração da UFLA: aspectos históricos e relacionais sob a ótica da teoria de redes colaborativas
Título(s) alternativo(s): Program graduate management UFLA: historical aspects and relational from the perspective of the theory of collaborative networks
Autor : Silva, Rosana Cláudia Ferreira da
Primeiro orientador: Brito, Mozar José de
Primeiro membro da banca: Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Araújo, Uajará Pessoa
Antonialli, Luiz Marcelo
Área de concentração: Gestão de Organizações Públicas
Palavras-chave: Redes acadêmicas ou colaborativas
PPGA/UFLA
CAPES
Pós-Graduação stricto sensu
Análise sociométrica
Academic or collaborative networks
PPA/UFLA
Post-Graduation stricto sensu
Sociometric analysis
Data da publicação: 11-Mai-2015
Referência: SILVA, R. C. F. da S. Programa de pós-graduação em administração da UFLA: aspectos históricos e relacionais sob a ótica da teoria de redes colaborativas. 2015. 228 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os aspectos históricos e relacionais construídos pelos membros do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), particularizando a estrutura e a natureza das relações de autoria que marcaram a produção intelectual do corpo docente e a formação das bancas de defesa de teses e dissertações no período entre 2002 e 2013. Para alcançar este objetivo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: retratar aspectos históricos do referido programa, destacando a sua inserção e evolução no contexto da pós-graduação brasileira; investigar como o programa ajustou-se às exigências do processo de avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), particularizando o aproveitamento das potencialidades e os desafios enfrentados pelos seus membros e coordenadores; mapear e diagnosticar a configuração estrutural das relações entre docentes e pesquisadores que marcam o processo de formação das bancas de mestrado e doutorado e da produção científica do PPGA/UFLA; e propor, sob a ótica dos entrevistados, um conjunto de medidas administrativas que possam contribuir para a melhoria do programa de pós-graduação. O referencial teórico fundamentou-se nos estudos sobre as origens dos programas de Pós-Graduação no Brasil, sobre as redes sociais, colaborativas e de coautoria, sobre gestão do conhecimento e análise de redes sociais. Na metodologia, para análise dos dados quantitativos, foi empregada a análise sociométrica de redes. Para a análise qualitativa, primeiramente foi realizada uma descrição dos dados, seguida de entrevista aos coordenadores do PPGA/UFLA, sendo empregada a análise de conteúdo. Concluiu-se, ao final do estudo, que o Sistema de Avaliação tem contribuído para garantir a qualidade dos cursos e o avanço da pesquisa científica no Brasil, e que o PPGA/UFLA evoluiu com base nos critérios de avaliação da CAPES, superando algumas barreiras como treinamento de docentes e distribuição de publicação, e que a rede de bancas apresentou tendência a formação de clusters (subgrupos), enquanto a rede da produção científica mostrou-se, ao final de 2013, totalmente conectada. Atualmente, dentre os principais desafios está, sobretudo, a internacionalização.
This study aimed to investigate the historical and relational aspects built by the members of the Post graduation Program in Administration (PPA) of the Federal University of Lavras (UFLA), selecting only the structure and the nature of authorship relations that marked the intellectual production of the faculty staff and the formation of thesis and dissertation boards in the period from 2002 to 2013. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: portray the historical aspects of that program, highlighting its insertion and evolution in the context of the Brazilian post- graduation; investigate how the program adjusted itself to the demands of the evaluation process of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES), selecting only the use of the potential and the challenges faced by its members and coordinators; map and diagnose the structural configuration of relations between teachers and researchers that mark the process of formation of master's and doctoral boards and scientific production of the PPA / UFLA; and propose, in the view of respondents, a set of administrative measures that may contribute to the improvement of the post graduation program. The theoretical framework was based on the studies of the origins of post-graduation programs in Brazil, on the social, collaborative and co-authoring networks, on knowledge management and social network analysis. In the methodology for the quantitative analysis, it was used the sociometric analysis of network For the qualitative analysis, a description of the data was performed first, followed by an interview to the coordinators of the PPA / UFLA being used the content analysis. It was concluded, at the end of the study, that the Evaluation System has helped to ensure the quality of the courses and the advancement of scientific research in Brazil, and that the PPA / UFLA has evolved based on the evaluation criteria of CAPES, overcoming some barriers as training of teachers and distribution of publication, and that the network of boards tended the formation of clusters (subgroups), while the scientific production network showed up, at the end of 2013, fully connected. Currently, amidst the main challenges it is above all the internationalization.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Públicas, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9462
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)

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