Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10592

Title: Balança de Ampère-Faraday: uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética
Other Titles: Ampére-Faraday balance: a strategy to discuss magnetic field and magnetic force
???metadata.dc.creator???: Fernandes, José Amilton
???metadata.dc.creator.Lattes???: http://lattes.cnpq.br/6234267244462774
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leitão, Ulisses Azevedo
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Lage, Gilberto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Valadares, Eduardo de Campos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Joaquim Paulo da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Lage, Gilberto
Keywords: Ensino de física
Campo magnético
Força magnética
Eletromagnetismo
Transposição didática
Conflito cognitivo
Physics teaching
Magnetic field
magnetic force
Electromagnetism
Didactic transposition
Cognitive conflict
???metadata.dc.date.submitted???: 11-Sep-2015
Issue Date: 16-Nov-2015
???metadata.dc.description.sponsorship???: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: FERNANDES, J. A. Balança de Ampère-Faraday: uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética. 2015. 132 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação é fruto de uma pesquisa, voltada para a educação básica, desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, realizado na Universidade Federal de Lavras – UFLA, no período de Agosto de 2013 a Agosto de 2015. Com o objetivo de motivar, despertar e tornar significativa a física para os estudantes, apresenta-se a evolução de uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética. Descreve-se o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem, em uma abordagem experimental problematizadora, e também a concepção e o desenvolvimento de um protótipo experimental para medir a força magnética em um fio percorrido por uma corrente elé- trica na presença de um campo magnético, utilizando uma mini-balança eletrônica. Discute-se os conceitos físicos e as configurações testadas, bem como a origem dos efeitos espúrios que podem dificultar a compreensão do tema. Propõe-se,também,uma estratégia de transposição didática,que visa o desenvolvimento do questionamento conceitual pelo estudante, através do conflito cognitivo. Discute-se: A teoria da aprendizagem em que se baseou o desenvolvimento do trabalho, as metodologias utilizadas na sequencia didática e na obtenção dos resultados e também na sua prática. O principal resultado da dissertação é um produto educacional para ser utilizado nas escolas, contendo os roteiros da atividade, orientação para o professor e um manual para a construção do protótipo. Essa atividade foi aplicada em uma turma de 40 alunos, do terceiro ano de ensino médio, no inicio da aprendizagem de eletromagnetismo, na Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, em Heliodora/MG.
Abstract: This work is the result of a research aimed at basic education, developed under the National Professional Master’s program in Physics Teaching – MNPEF, held at Federal University of Lavras – UFLA from August 2013 to August 2015. It was conceived to motivate and make physics significant to secondary school students by considering a strategy to discuss the magnetic field and magnetic force. It is described a didactic sequence for teaching and learning in an experimental problem context. The design and development of a prototype set for measuring the magnetic force on a wire carrying an electric current in the presence of an external magnetic field using an digital mini-scale is presented. It is also discussed the underlying physical concepts and the different sets tested, as well as the source of spurious effects that might hinder the understanding of the subject. It is proposed a didactic transposition strategy to foster a conceptual inquire by the student triggered by cognitive conflict. The following topics are discussed: the learning theory on which this work is based, the methods used in the teaching sequence and for obtaining the results and their evaluation. The major output is an educational product for schools comprehending a list of activities, a guidance for the teacher, and a manual to build the prototype. The proposed activities were tested in a 3rd year high school class with 40 students at the beginning of an electromagnetism course held at State School Mayor Celso Vieira Vilela in Heliodora, Minas Gerais State.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10592
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Balança de Ampère-Faraday uma estratégia para discutir campo magnético e força magnética.pdf4.17 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback