Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11386

Título: Formação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas
Título Alternativo: Teaching degree: problematizations and proposals for the pedagogical project of teaching courses
Autor(es): Betlinski, Carlos
Assunto: Professores - Formação
Licenciatura - Projeto pedagógico de curso
Teachers - In-service training
Teaching degree - Pedagogical project
Publicador: Universidade Federal da Grande Dourados
Data de publicação: Mai-2012
Referência: BETLINSKI, C. Formação de professores: problematizações e propostas para o projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 2, n. 5, p. 7-21, maio/ago. 2012.
Resumo: Propõe-se neste artigo uma discussão sobre a formação de professores dos cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior tendo como foco a análise do Projeto Pedagógico de Curso. Aborda-se o processo de expansão da universidade brasileira no contexto mercadológico e suas consequências para as políticas públicas de gestão do ensino superior, além de suas implicações nos cursos de formação inicial de professores. A partir dos três elementos centrais do Projeto Pedagógico de Curso, concepção de educação, perfil do egresso e metodologia de ensino o artigo tece críticas ao modelo mercantil de educação e pensa a formação de professores como processo de autoformação cultural, o que remete à Paideia grega.
Abstract: The aim of this article is to establish a discussion about the teaching degree in the bachelor degrees courses in Universities, having as its main focus the analysis of the Pedagogical Project of Curse. It discusses the process and expansion of the Brazilian Universities in the marketing context and its consequences to the public politics of Higher Education Management, apart from its implications in the teachers initial degrees. From the three main elements of the Pedagogical Project of Course, the concept of education, the egress profile and teaching methodologies, this article criticizes the marketing pattern of education and believes the Teaching degree as a cultural self-education process, which leads to the Greek Paideia.
URI: http://ojs.ws.ufgd.edu.br/index.php?journal=educacao&page=article&op=view&path%5B%5D=1746&path%5B%5D=1271
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11386
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback