Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11595

Title: Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização
???metadata.dc.creator???: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Keywords: Alfabetização
Gêneros textuais
Leitura e escrita
Literacy
Textual genres
Reading and writing
Publisher: Associação de Leitura do Brasil
Issue Date: Jan-2014
Citation: GOULART, I. C. V. Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização. Linha Mestra, Campinas, v. 8, n. 24, p. 1495-1502, jan./jul. 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Partindo do pressuposto de que a alfabetização pode ser considerada como um processo mais amplo de que, apenas, a aquisição das habilidades cognitivas de codificação, decodificação e decifração, vista pela vertente do aspecto interdiscursivo da linguagem, por apresentar-se como prática social de construção de sentidos, é que desenvolvo este trabalho na intenção de analisar diferentes propostas de letramento e de inserção da criança na cultura letrada, a partir do uso social da leitura e da escrita, analisando o trabalho desenvolvido com os gêneros textuais. Neste sentido, este artigo assume por objetivo compreender como se constituem as práticas de leitura e escrita a partir do texto, especificamente, nas séries inicias do ensino fundamental, e o que determina o planejamento e o desenvolvimento de tais atividades pelo professor.
URI: https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_05_comunicacoes_fabiano_ilsa.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11595
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback