Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11595
Título : Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização
Autor: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Palavras-chave: Alfabetização
Gêneros textuais
Leitura e escrita
Literacy
Textual genres
Reading and writing
Publicador: Associação de Leitura do Brasil
Data da publicação: Jan-2014
Referência: GOULART, I. C. V. Ações, leituras e intencionalidade pedagógica: uma reflexão sobre os gêneros textuais na alfabetização. Linha Mestra, Campinas, v. 8, n. 24, p. 1495-1502, jan./jul. 2014.
Resumo : Partindo do pressuposto de que a alfabetização pode ser considerada como um processo mais amplo de que, apenas, a aquisição das habilidades cognitivas de codificação, decodificação e decifração, vista pela vertente do aspecto interdiscursivo da linguagem, por apresentar-se como prática social de construção de sentidos, é que desenvolvo este trabalho na intenção de analisar diferentes propostas de letramento e de inserção da criança na cultura letrada, a partir do uso social da leitura e da escrita, analisando o trabalho desenvolvido com os gêneros textuais. Neste sentido, este artigo assume por objetivo compreender como se constituem as práticas de leitura e escrita a partir do texto, especificamente, nas séries inicias do ensino fundamental, e o que determina o planejamento e o desenvolvimento de tais atividades pelo professor.
URI: https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_05_comunicacoes_fabiano_ilsa.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11595
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.