Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12207

Título: Elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negro
Título Alternativo: Desing and development of a didactic unit about the concepts of heat transmission and black body radiation
Autor(es): Machado, Marlos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2239040493477556
Orientador: Charret, Iraziet da Cunha
Coorientador: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
Assunto: Física – Estudo e ensino – Metodologia
Physics – Study and teaching – Methodology
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Davydov, V. V. (Vasiliĭ Vasilʹevich)
Bardin, Laurence
Data de Defesa: 25-Nov-2016
Data de publicação: 27-Jan-2017
Referência: MACHADO, M. Elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negro. 2017. 234 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Desenvolveu-se uma unidade didática propondo uma abordagem do tema radiação do corpo negro, iniciando-se assim, os estudos sobre Física Moderna. Essa unidade didática aborda o assunto se instanciando em temas de Física Clássica, utilizando e discutindo várias metodologias de ensino, tais como experimentos, textos de divulgação científica, trabalhos em grupos, entre outras e quer responder a questão: Considerando as relações entre os conteúdos, o cotidiano e a forma de se fazer ciência, essas abordagens metodológicas contribuem de maneira significativa para o debate e a construção das ideias relativas aos conceitos relacionados aos paradigmas entre Física Clássica e Física Moderna? Utilizou-se como aporte teórico para todas as atividades a teoria de aprendizagem Histórico-Cultural de Vygotsky e a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov. A forma como se escolheu abordar o problema foi no sentido de se promover situações que vão além da memorização do conteúdo exigido nos exames de admissão das universidades brasileiras, tirando os estudantes da passividade, para uma situação de protagonismo diante das atividades desenvolvidas. Promoveram-se atividades que apresentassem os processos de investigação e os procedimentos utilizados pelos cientistas de cada época, para que os estudantes pudessem se apropriar dos processos utilizados por eles ao elaborarem as diversas teorias físicas, a fim de perceberem também como ocorre o desenvolvimento da ciência, dentro de um contexto social, cultural e econômico. As atividades foram desenvolvidas num conjunto de dez aulas de cinquenta minutos, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Para que os professores percebam como cada atividade foi respondida pelos estudantes fez-se uma análise de todas as respostas produzidas inspirada nas técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin. Essas análises apontam caminhos para que os professores que forem utilizar esse material possam produzir melhoramentos nas atividades. O produto educacional está disponível, no link http://lite.dex.ufla.br/moodle/dat/view. php?d=56&rid=194, aos professores que por ventura quiserem utilizá-lo ou conhecê-lo.
Abstract: We developed a didactic unit proposing an approach to blackbody radiation to start studying Modern Physics. The didactic unit addresses the problem within classical physics themes, using and discussing several teaching methods, such as experiments, popular science texts and teamwork. We seek to answer the following question: considering the relation between content, commonknowledge and science development, do these methodological approaches contribute significantly to the debate and construction of ideas related to paradigms between Classical Physics and Modern Physics? We used the Theory of Historical-Cultural learning from Vygotsky and the Theory of Development Education from Davydov as theoretical framework for all activities. We answer such question by promoting situations that go beyond content memorization required for Brazilian universities’ admission exams. We take students out of passive roles, making them protagonists of the developed activities. We promote activities to present the research processes and procedures used by scientists at the time, in order for the student to understand the scientists’ processes when designing the various physical theories. We expect the students to perceive science development within a social, cultural and economic context. We developed the activities during ten classes of fifty minutes with second year high school students. We used Bardin Content Analysis techniques to analyze the responses to allow teachers to understand how the students answered each activity. These analyses suggest different ways teachers can use this material to improve their activities. The educational product is available in the following link http://lite.dex.ufla.br/moodle/dat/view.php?d=56&rid=194to teachers interested in using it or getting to know it.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12207
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_Elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negro.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback