Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12262

Título: A estética na formação docente: o cinema como possibilidade formativa
Autor(es): Santos, Raygner Carvalho
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1402448880448245
Orientador: Betlinsk, Carlos
Membro da banca: Franco, Renato Bueno
Membro da banca: Barbosa, Vanderlei
Assunto: Formação de professores
Formação estética
Racionalidade instrumental
Cinema - Formação de professores
Data de Defesa: 15-Dez-2016
Data de publicação: 7-Fev-2017
Referência: SANTOS, R. C. A estética na formação docente: o cinema como possibilidade formativa. 2017. 125 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: O presente estudo teórico apresenta-se como uma reflexão acerca das possibilidades estético formativas do cinema no âmbito da formação docente. Nesse i ntuito, ancorado no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, divide-se em quatro partes. A primeira parte, destinada à apresentação e refinamento de produções acadêmicas encontradas no portal e periódicos da Capes, mostra, devido ao baixo número de produções encontradas, pouca preocupação com o tema proposto. Diante disso, relaciona essa carência ao conceito de racionalidade instrumental. A segunda parte realiza a exposição e reflexão crítica do material selecionado, buscando evidenciar vestígios desse mesmo fenômeno no conteúdo das produções encontradas. Na terceira parte, é realizada uma revisão bibliográfica, na qual ambiciona-se aclarar o fenômeno da racionalidade instrumental, seus efeitos sociais, assim como defender a formação estética em contraposição a ela, realçando também alguns pressupostos para que essa formação não caia, contraditoriamente, nas malhas da instrumentalização. Por fim, na quarta parte, são apresentadas algumas potencialidades formativas do cinema, elucidando algumas possibilidades de uma formação estética que se construa a partir dele. Em suma, o trabalho procura evidenciar algumas peculiaridades no modo como a formação estética de professores, através da arte cinematográfica vem sendo pensada academicamente, chamando a atenção para o fato de elas apresentarem-se como reflexo de um processo social histórico, no qual uma formação voltada para e pelos sentidos é relegada a um segundo plano. Ainda nessa direção, pretende-se também traçar algumas diretrizes de uma formação estética a partir do cinema que realmente se construa na direção oposta à instrumentalização do pensamento.
Abstract: This theoretical study constitutes a reflection on the formative aesthetic possibilities of the cinema in the scope of teacher formation. For this purpose, it is divided into four parts, based on the framework of the Critical Theory of Society.The first part, intended for the presentation and refinement of academic productions found in Capes journal portal, shows, due tothe low number of productions found, little concern about the proposed theme.Because of this, it relates this lack to the concept of instrumental rationality. The second part exposes and critically reflects on the selected material, seeking to evidence traces of this phenomenon in the content of the productions found. In the third part, a bibliographical review is performed, in which it aimst o clarify the phenomenon of instrumental rationality, its social effects, as well as to defend the aesthetic formation in opposition to it, also emphasizing some presuppositions in order to preventthis formation from falling, contradictorily, in the meshes of the instrumentalization. Finally, in the fourth part, some formative potentialities of cinema are presented, elucidating some possibilities of an aesthetic formation that is built from it. In conclusion, this work seeksto highlight some peculiarities i n the way the aesthetic formation of teachers through cinematographic art has been thought academically, drawing attention to the fact that they constitutea reflection of a historical social process in which a formation directed towards and by the senses is relegated to the background.Furthermore, this study also intends to set out some guidelines of an aesthetic formation based on the cinema,which can be really constructed in the opposite direction to the instrumentalization of the thought.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12262
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_A estética na formação docente - o cinema como possibilidade formativa.pdf941,89 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback