Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995
Título: Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos
Título(s) alternativo(s): Promoting scientific literacy in the study of resistant electric circuits by activities in collaborative groups
Autor : Pinto, Juliana da Silva
Primeiro orientador: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Primeiro membro da banca: Libardi, Helena
Segundo membro da banca: Silva, Joaquim Paulo da
Terceiro membro da banca: Carvalho, Regina Simplício
Quarto membro da banca: Leitão, Ulisses Azevedo
Palavras-chave: Grupos colaborativos
Alfabetização científica
Teoria de atividades
Eletricidade
Física - Ensino
Física - Metodologias de ensino
Collaborative groups
Scientific alphabetization
Theory of activities
Physics - Teaching
Physics - Teaching methodologies
Data da publicação: 17-Mai-2017
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: PINTO, J. da S. Promovendo a alfabetização científica no estudo de circuitos elétricos resistivos por meio de atividades em grupos colaborativos. 2017. 147 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.
Abstract: Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de identificar as potencialidades oferecidas pelos grupos colaborativos, no processo de ensino aprendizagem visando a promover a alfabetização científica. Sua fundamentação está na teoria de aprendizagem apresentada por Leontiev, um dos colaboradores da teoria sociointeracionista, e traz como proposta colocar o estudante em atividade num contexto significativo, estabelecido por meio da investigação, elaborações mentais e apropriações de conhecimentos. Buscando dentro dessa perspectiva, avaliar a atividade como uma manifestação da consciência, exigindo um conjunto de ações que leva o estudante a exercer a capacidade de planejar, analisar e executar. Para tanto, foi elaborada uma unidade didática composta por um conjunto de aulas para desenvolver os conceitos de eletricidade, mais especificamente os circuitos elétricos resistivos, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O desenvolvimento do trabalho a partir dos grupos de colaboração identificou vários fatores positivos, destacando-se as interações dialógicas entre estudantes e professor, evidenciando essa estratégia como uma proposta de ensino muito significativa na perspectiva da formação social e intelectual do estudante.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12995
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.