Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2028

Título: Garantia de qualidade e segurança alimentar na cadeia do leite: uma análise comparativa entre França e Brasil
Autor(es): Diaz, Bibian Marcela Zuñiga
Orientador: Santos, Antônio Carlos dos
Membro da banca: Alvarenga, Ângelo Alberico
Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Bernal, Olga Lucia Mondragón
Área de concentração: Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas
Assunto: Segurança alimentar
Qualidade
Cadeia produtiva do leite
Data de Defesa: 5-Ago-2011
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: DIAZ, B. M. Z. Segurança alimentar na cadeia do leite: uma análise comparativa entre a França e o Brasil. 2011. 132 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: A qualidade e segurança dos alimentos é cada vez mais uma questão preocupante no contexto mundial. A ênfase dada nos últimos anos nos aspectos relacionados com a qualidade e segurança alimentar têm sido focadas nas etapas de produção, devido aos grandes riscos à saúde atribuídos ao consumo dos alimentos. Na cadeia produtiva do leite no Brasil têm sido identificadas algumas limitações que dificultam a gestão de um sistema de segurança alimentar e essas limitações são de ordem tecnológica, socioeconômicas e institucionais. Por meio da pesquisa qualitativa e da técnica de análise de documentos analisou-se o ambiente no qual a cadeia de lácteos está inserida na França e no Brasil para identificar divergências e convergências no nível organizacional e institucional. A indústria de laticínios francesa está passando por mudanças estruturais significativas em resposta a um novo ambiente de mercado europeu, embora possuam um sistema de garantia de qualidade e segurança sanitária de alimentos estabelecida e monitorada constantemente, ainda há questões a serem analisadas. As diretivas européias têm no seu alcance hoje, os documentos de fixação das regras específicas sanitárias aplicáveis à produção e comercialização de leite e produtos lácteos. A necessidade da indústria em aprimorar os sistemas de controle de qualidade objetivando garantir a segurança e a qualidade de seus alimentos está cada vez tornando-se mais importante e urgente para os países da União Européia. O Brasil vem apresentando grandes mudanças na implementação de sistemas de garantia de qualidade e vigilância sanitária. Ainda é necessário concentrar esforços na legislação, na padronização dos conceitos de qualidade e na estrita vigilância por parte dos órgãos encarregados da execução das normas e demais exigências na tentativa de atingir mercados mais exigentes como os internacionais.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2028
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÂO_Garantia de qualidade e segurança alimentar na cadeia do leite.pdf527,08 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback