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Title: Microbiologia do solo no ensino médio do Município de Lavras - MG: um estudo de viabilidade
Other Titles: Soil Microbiology in High School of Lavras city -MG: a study of viability
???metadata.dc.creator???: Vilas Boas, Rogério Custódio
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moreira, Fátima Maria de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Schwan, Rosane Freitas
Mesquita, Maria da Gloria Bastos de F.
???metadata.dc.description.concentration???: Microbiologia Agrícola
Keywords: Microorganismos do solo
Solo - Microorganismos
Ensino secundário
???metadata.dc.date.submitted???: 14-Mar-2008
Issue Date: 12-Aug-2014
Citation: VILAS BÔAS, R. C. Microbiologia do solo no ensino médio do município de Lavras - MG: um estudo de viabilidade. 2008. 137 p. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: A maioria dos materiais didáticos adotados para o ensino de Biologia nos Colégios de Lavras - MG, não aborda os microrganismos do solo. Apesar da importância agrícola e ambiental que representam, são negligenciados no Ensino Médio. Objetivando avaliar a mudança de percepção dos alunos de algumas escolas da rede de Ensino Médio de Lavras sobre Microbiologia do Solo, foram selecionadas três escolas, sendo duas públicas e uma particular. Foram aplicados questionários para fazer o levantamento do perfil dos alunos e dos professores, avaliar os conhecimentos específicos dos alunos sobre os microrganismos, saber a opinião dos professores sobre o ensino de Microbiologia do Solo no Ensino Médio e finalmente avaliar a mudança de percepção dos alunos sobre Microbiologia do Solo. Este último questionário era do tipo reflexivo formado por 6 questões fechadas com quatro alternativas cada que levava o aluno a refletir sobre suas atitudes, e se deparava com situações provocativas. Foi adotada uma metodologia interdisciplinar para trabalhar esse tema através de palestras, workshops, aulas e trabalhos práticos com os alunos do Ensino Médio. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva, o que permitiu concluir que, é possível trabalhar o ensino de Microbiologia do Solo no Ensino Médio dentro do conteúdo da disciplina Biologia. Isso nos possibilitou criar um material didático de apoio para os professores de Biologia. A análise dos resultados também nos permitiu concluir que houve diferença na mudança de percepção entre alunos de escolas pública e privada. Esta diferença pode ser atribuída aos turnos diferentes (manhã e noite), ou a outros fatores como os culturais e sociais, intrínsecos a cada um.
The most of didactic materials profited to the teaching of Biology in schools of Lavras - MG., doesn´t approach the soil microorganisms. Although the agricultural and environment importance of them, they are neglected in the High Schools. Aiming to evaluate the students´ perception changes of some High Schools of Lavras city about Soil Microbiology, three schools were selected, being two publics and one private school. Questionnaires were put into practice to have an outline of the students and of the teachers, to evaluate the student´s specific knowledges about microorganisms, to know the teachers´ opinions about the teaching of soil microbiology in High School and finally to evaluate the student´s perception about Soil Microbiology. This last questionnaire had a reflexive-type, made up 6 closed questions with four alternatives each one that lead the students to think about their actions, the questions were provocative. An interdisciplinary methodology was used to work this subject through lectures, workshops, classes and practical works with the students of the high school. The results were analyzed through descriptive statistic that allowed concluding that, it is possible to work the Soil Microbiology in High School, in the content of Biology. It enabled to us create a didactic support material to the teachers of Biology. The analysis of the results enabled still to conclude that there was difference of Soil Microbiology perception among students of public and private schools. This difference can be ascribed at the time of the students in the school (morning and night shift) or others factors like social and cultural factors, intrinsic to each one.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2649
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
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