Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31583
metadata.artigo.dc.title: Fichte leitor de Rousseau: crítica da civilização ou crítica da cultura?
metadata.artigo.dc.title.alternative: Fichte as a reader of Rousseau: critique of civilization or critique of culture?
metadata.artigo.dc.creator: Cunha, João Geraldo Martins da
metadata.artigo.dc.subject: Fichte
Rousseau
Estado de natureza
Método filosófico
Crítica da civilização
State of nature
Philosophical method
Critique of civilization
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade de São Paulo
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: CUNHA, J. G. M. da. Fichte leitor de Rousseau: crítica da civilização ou crítica da cultura? Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 13-23, 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Neste trabalho, proponho analisar comparativamente o "método" defendido por Rousseau (raciocínios hipotéticos e condicionais) e a crítica que Fichte lhe dirige a fim de apontar, de modo bastante esquemático, alguns aspectos relativos ao método filosófico no campo político, notadamente no que diz respeito ao clássico tópico da crítica à civilização ocidental
metadata.artigo.dc.description.abstract: In this paper, I propose to analyze comparatively the "method" advocated by Rousseau (hypothetical and conditional reasonings) and the criticism that Fichte addresses it in order to point out, quite schematically, some aspects of the philosophical method in the political field, especially regarding the classic topic of the criticism of Western civilization.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31583
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Fichte leitor de Rousseau - crítica da civilização ou crítica da cultura.pdf175,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons