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metadata.teses.dc.title: “É como te falasse que você não tem capacidade para pensar”: problematizando contradições e conflitos discursivos, em mergulhos no material didático padronizado na Educação Infantil
metadata.teses.dc.title.alternative: It's how i told you that you do not have the ability to think": problematizing discursive contradictions and conflicts in divatics in standard educational material in child education
metadata.teses.dc.creator: Oliveira, Priscila Natalícia Bernardo
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/9026223794352693
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Cláudia Maria
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Ellen de Lima
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Rizzi, Juliana Lappa
metadata.teses.dc.subject: Educação infantil
Material didático padronizado
Currículo - Educação infantil
Infant education
Standardized teaching material
Curriculum - Early childhood education
metadata.teses.dc.date.issued: 12-Nov-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, P. N. B. “É como te falasse que você não tem capacidade para pensar”: problematizando contradições e conflitos discursivos, em mergulhos no material didático padronizado na Educação Infantil. 2018. 175 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: A proposta da pesquisa em tela é problematizar as enunciações acerca do MDP – material didático padronizado, discutindo como este vem perpassando a prática docente de professoras da Educação Infantil de cidades integrantes do FSMEI – Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. Foi realizado um levantamento entre as cidades que integram o referido Fórum, quais utilizam e quais optaram por não utilizar o MDP como mediador pedagógico, analisando como o referido material está inserido no contexto da Educação Infantil. Em abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes de cidades que utilizam o MDP. Também para a coleta de material empírico nas cidades que não utilizam o material, foi realizado um grupo focal. As transcrições tanto do grupo focal quanto das entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos constituíram o corpus de análise, discutido e entrelaçado ao referencial pós-crítico, possibilitando problematizar os discursos sem afirmações de certo/errado. A partir do material empírico, os seguintes eixos temáticos foram discutidos: diretrizes para a Educação Infantil; discursos sobre o MDP; educação menor; gênero e sexualidade; currículo; brincar. Vislumbra-se que esta pesquisa fomente as discussões do tema abordado depois de disponibilizada como devolutiva de uma construção de conhecimento realizada por meio da multiplicidade dos discursos que pairam sobre o MDP e suas implicações no âmbito da Educação Infantil.
metadata.teses.dc.description.abstract: The purpose of the online survey is to problematize the statements about the MDP -standardized didactic material, discussing how it has been passing through the teaching practice of teachers of Early Childhood Education of cities that are members of the FSMEI - South Mineiro Forum of Early Childhood Education. A survey was carried out among the cities that make up this Forum, which use and which chose not to use the MDP as a pedagogical mediator, analyzing how this material is inserted in the context of Early Childhood Education. In a qualitative approach, semi-structured interviews were conducted with representatives of cities that use the MDP. Also for the collection of empirical material in the cities that do not use the material, a focus group was realized. Transcripts from both the focus group and the semi structured interviews and photographic records constituted the corpus of analysis, di scussed and intertwined with the post -critical referential, making it possible to problematize discourses without affirmations of right / wrong. From the empirical material, the following thematic axes were discussed: guidelines for Early Childhood Education; speeches about the MDP; minor education; gender and sexuality; curriculum; play. It is envisaged that this research foments the discussions of the topic discussed after being made available as a devolution of a construction of knowledge realized through the multiplicity of discourses about the MDP and its implications in the field of Early Childhood Education.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31741
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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