Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32149
metadata.teses.dc.title: Efeitos da implantação de um procedimento operacional padronizado na higienização dos silos de estocagem em um laticínio
metadata.teses.dc.creator: Passos, Nathália Almeida
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Peres, Alexandre de Paula
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcinéia de Lemos Souza
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Martins, Heloísa Helena de Abreu
metadata.teses.dc.subject: Procedimento Operacional Padronizado
Silos – Higienização
Latícinios - Estocagem
Leite - Armazenamento
metadata.teses.dc.date.issued: 20-Sep-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: PASSOS, Nathália Almeida. Efeitos da implantação de um procedimento operacional padronizado na higienização dos silos de estocagem em um laticínio. 2018. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Atualmente, a qualidade é fator determinante na indústria de alimentos na elaboração de seus produtos. O Procedimento Operacional Padronizado (POP) é uma das principais ferramentas da qualidade e segundo a legislação brasileira pode ser definido como um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. A indústria leiteira sempre enfrentou grandes desafios para ofertar produtos de qualidade, uma vez que são muitas as fontes de contaminação microbiana no leite. Logo, é necessário que as indústrias se preocupem em atuar de forma eminente na higienização dos equipamentos. O CIP (Cleaning in Place) é um conceito desenvolvido e voltado para a higienização das superfícies internas de equipamentos, tubulações e tanques de armazenamento. O objetivo do trabalho foi elaborar e avaliar os efeitos de implantação de um POP nos procedimentos de higienização CIP dos silos de estocagem em um laticínio. Aplicou-se o procedimento na indústria e obteve-se redução nas análises microbiológicas e no consumo dos produtos químicos usados e aumento da eficiência no planejamento de produção. Concluiu-se que o procedimento operacional padronizado é uma importante ferramenta na gestão da qualidade de uma indústria de alimentos, pois é um documento organizacional que padroniza toda e qualquer atividade industrial. Logo, relaciona-se ao POP a produção de alimentos seguros e confiáveis.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32149
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.