Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCA - Departamento de Ciência dos Alimentos >
DCA - Programa de Pós-graduação >
DCA - Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3264

Título: Caracterização físico-química, química e sensorial de frutos e vinhos da cv. Patrícia (Vitis labrusca L.)
Título Alternativo: Characterization physical-chemistry, chemistry and sensorial of fruits and wines cv. Patricia (Vitis labrusca L.)
Autor(es): Santana, Merce Teodora Aguil
Orientador: Lima, Luiz Carlos de Oliveira
Coorientador(es): Chalfun, Nilton Nagib Jorge
Membro da banca: Abreu, Celeste Maria Patto de
Prado, Mônica Elisabeth Torres
Assunto: Uva - Propriedade físico-química
Vinho - Propriedade físico-química
Grape
Wine
Data de Defesa: 7-Dez-2005
Data de publicação: 26-Ago-2014
Referência: SANTANA, M. T. A. Caracterização físico-química, química e sensorial de frutos e vinhos da cv. Patrícia (Vitis labrusca L.). 2005. 80 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
Resumo: Um total de 15 kg de uvas da cultivar Patrícia (Vitis labrusca L.), produzidas em um parreiral de 08 anos, plantado em uma área de 05 ha e um total de 10 garrafas de 750 mL de vinho tinto seco e 10 garrafas de vinho branco seco, ambos produzidos pela fazenda Juriti, localizada no município de Primavera do Leste - MT, cuja localização é Latitude 15º 33´ 45 S e Longitude 54º 17´ 41,8 Wgr, foram utilizadas com o objetivo de determinar as características de qualidade para consumo de mesa e vinificação através dos parâmetros físicos-químicos, químicos e sensoriais. Foram realizadas as análises de: composição centesimal, pH, acidez titulável (AT), açúcares redutores (AR), açúcares totais, sólidos solúveis (SS), vitamina C e cor pelo sistema CIE L*, a* e b*, nas uvas, segundo metodologia da A.O.A.C., (1992). Nos vinhos, as análises efetuadas foram: pH, teor alcoólico (%v/v), acidez total (meq L-1), acidez volátil (meq L-1), açúcares redutores (g L-1), relação álcool em peso seco/extrato seco reduzido (%), cinzas (g L-1), dióxido de enxofre total (mg mL-1), Sulfatos totais (g L-1), cloretos totais (mg L-1), ácido málico (g L-1) e álcool metílico (mg L-1), segundo metodologia do IAL, (1985). A análise sensorial dos vinhos foi realizada por um painel de julgadores treinados, pertencente ao quadro do Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho da EMBRAPA, no município de Bento Gonçalves - RS. As médias para pH, SS, AT, Açúcares totais, AR e vitamina C foram, respectivamente: 3,68; 17,70 ºBrix; 0,8 g de ácido tartárico 100 mL-1 de suco; 9,70%; 9,52% e 17,92 mg 100 g-1. Os dados obtidos demonstram que a cultivar de uva Patrícia apresenta médias de composição centesimal semelhantes às encontradas na literatura para outras cultivares. Apresenta valor de SS ideal para utilização na vinificação e consumo de mesa e média de vitamina C superior ás demais cultivares de uva. A análise sensorial classificou o vinho tinto seco como de qualidade média a baixa, apresentado aroma de frutas silvestres e gosto equilibrado e persistente, e o vinho branco seco como de qualidade média. Os dois tipos de vinhos tem que ser corrigidos quanto aos valores de açúcares redutores e acidez total para atender a legislação.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3264
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DCA - Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Caracterização físico-química, química e sensorial de frutos e vinhos da cv. Patrícia (Vitis labrusca L.).pdf303,21 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback