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Título : The coffee capsules consumption practice
Título(s) alternativo(s): A prática de consumo de cafés em cápsula
Autor: Gandia, Rodrigo Marçal
Ferreira, Cassiano de Andrade
Guimarães, Elisa Reis
Sugano, Joel Yutaka
Rezende, Daniel Carvalho de
Palavras-chave: Coffee in capsules
Consumer behavior
Practice theory
Café em cápsulas
Comportamento de consumo
Teoria da prática
Publicador: Universidade Federal Fluminense
Data da publicação: Abr-2018
Referência: GANDIA, R. M. et al. The coffee capsules consumption practice. Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 31-42, abr./jun. 2018.
Resumo : Mudanças no comportamento do consumidor e sua constante busca por conveniência e praticidade em produtos e serviços estimularam a demanda por cafés em cápsula, mercado em rápido crescimento no Brasil. Contudo, ainda pouco se sabe sobre o comportamento e preferências dos consumidores desse produto, motivando a realização deste estudo. Objetivouse compreender o consumo de café em cápsulas sob a ótica da teoria da prática, a fim de analisar as especificidades que estruturam esse mercado e orientam o comportamento de seus consumidores. Por meio de estudo qualitativo e descritivo, apoiado na condução de entrevistas semiestruturadas e observação participante em grupos virtuais de consumidores destes produtos, constatou-se que o consumo do café em cápsulas está condicionado à disposição de tempo e companhia dos entrevistados e que, ainda, é baixa a percepção de qualidade do produto. Ademais, nota-se grande resistência à aquisição e consumo de cápsulas genéricas.
Abstract: Changes in consumer behavior and his constant search for convenience and practicality in products and services stimulated the demand for coffee capsules, a fast growing market in Brazil. However, little is known about consumer behavior and preferences regarding this product, motivating this study. Our aim was to understand the coffee capsules consumption through the lens of the Theory of Practice, in order to analyze the specificities that structure this market and guide the behavior of its consumers. Through a qualitative and descriptive study, supported by the conduction of semi-structured interviews and participant observation in virtual groups of these product’s consumers, we found that the consumption of encapsulated coffees is conditioned to the disposition of time and company of the interviewees and that the product’s quality perception is still low. In addition, there is great resistance to the acquisition and consumption of generic capsules.
URI: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11354
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33379
Idioma: en_US
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