Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorAlmeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-04-27T11:40:43Z-
dc.date.available2019-04-27T11:40:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; ALMEIDA, P. V. Formação de professores para o trabalho com textos audiovisuais: uma proposta de leitura do gênero videoanimação. Linguagem: Estudos e Pesquisas, [S.l.], v. 22, n. 2, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33927-
dc.description.abstractThis article aims to present a reading proposal to a videoanimation and, consequently, an analysis of this genre, making considerations for its use in the classroom. Based on the theory of textual/discursive genres, social semiotics and cinematographic language, we will highlight the importance of promoting, during the teacher training process, a didactic-methodological experience in using this genre in order to enable pre-teachers to work with multiple languages. The possibilities of analysis presented prove the need to rethink the teacher training to the emerging issues of the insertion of information and communication technology as didactic-pedagogical material in the daily school life, as well as the importance of offering the teacher, in his formative course, ways to (re)think about its practice of teaching reading.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceLinguagem: Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectMultissemiosespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectTeaching readingpt_BR
dc.subjectMultisemiosispt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleFormação de professores para o trabalho com textos audiovisuais: uma proposta de leitura do gênero videoanimaçãopt_BR
dc.title.alternativeTeacher training to work with audiovisual texts: a reading proposal of the genre videoanimationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura de uma videoanimação e, por consequência, uma análise do referido gênero, tecendo considerações para sua utilização em sala de aula. Apoiando-nos na teoria dos gêneros textuais/discursivos, na semiótica social e na linguagem cinematográfica, buscaremos dar destaque à importância de promover, ainda durante o processo de formação docente, uma experiência didático-metodológica no uso desse gênero a fim de possibilitar aos futuros profissionais experiências de trabalho com as múltiplas linguagens. As possibilidades de análise apresentadas comprovam a necessidade de se repensar a formação docente para as questões emergentes da inserção da tecnologia de informação e comunicação como material didático-pedagógico no cotidiano escolar, bem como a importância de se oferecer ao professor, em seu percurso formativo, subsídios para (re)pensar sua prática de ensino da leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:DEL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Formação de professores para o trabalho com textos audiovisuais....pdf454,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons