Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sá Rocha, Gladys Agmar | - |
dc.creator | Martins, Raquel Márcia Fontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T18:38:13Z | - |
dc.date.available | 2019-07-22T18:38:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-08 | - |
dc.identifier.citation | SÁ ROCHA, G. A.; MARTINS, R. M. F. Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos. Educação em Foco, [S.l.], v. 21, n. 34, p. 301-320, maio/ago. 2018. DOI: 10.24934/eef.v21i34.1270. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35541 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the path undertaken by the child as a subject-author (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) in literacy, conducting an analysis of texts written by a group of students from a second grade class in elementary school. The aforementioned texts were produced from a text production proposal written in a textbook, which was complemented by the teacher. Although the focus is on the classroom, the text was considered a social phenomenon. Thus, the production of these texts took place at school, but it was meant to go beyond school environment (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). The analysis showed different paths of written text learning, which are understood as inherent to this process. The results also showed the importance of apprehending the text in its entirety and the importance of investigating the learning of writing in different situations (text, phrase, word), in the literacy process | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Educação em Foco | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.subject | Textos escritos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Production | pt_BR |
dc.subject | Written texts | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.title | Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning paths to the texts written production | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.