Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorVieira, Mauricéia Silva de Paula-
dc.date.accessioned2019-11-29T12:57:34Z-
dc.date.available2019-11-29T12:57:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; VIEIRA, M. S. de P. O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 19-33, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37909-
dc.description.abstractThis article is the result of a literature study about the importance of vocabulary / lexicon in mother tongue classes. The work was organized in three parts: historical basis for the study of vocabulary / lexicon; pedagogical approach of vocabulary / lexicon; theoretical-methodological considerations about the use of the dictionary. From the work undertaken, it became evident that the study of vocabulary / thesaurus is mainly for teaching foreign language, which become scarce research on the teaching of vocabulary / lexicon in mother tongue classes. Working with the lexicon demand criteria that go beyond the linguistic dimension, since the use of the words / terms constitutes a discursive activity. Thus, the study of vocabulary / lexicon includes lexical items just like the word, group of words and fixed expressions. Furthermore, it was shown that the use of the dictionary as a methodological resource requires preparation by the teacher so that the use of such material is carried out fruitful way.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Letras Raraspt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectVocabularypt_BR
dc.subjectNative language teachingpt_BR
dc.subjectLexiconpt_BR
dc.subjectDictionarypt_BR
dc.titleO trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua maternapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do estudo do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho foi organizado em três partes: bases históricas do estudo do vocabulário/léxico; abordagem pedagógica do vocabulário/léxico e considerações teórico-metodológicas acerca do uso do dicionário. A partir do trabalho empreendido, ficou evidenciado que o estudo do vocabulário/léxico é notadamente voltado para o ensino de língua estrangeira, o que tornam escassos as pesquisas sobre o ensino do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho com o léxico demanda critérios que extrapolam a dimensão linguística, uma vez que o uso das palavras/dos termos se constitui em uma atividade discursiva. Assim, o estudo do vocabulário/léxico contempla apenas itens lexicais como a palavra, grupo de palavras e expressões fixas. Além disso, ficou evidenciado que o uso do dicionário como recurso metodológico exige uma preparação por parte do professor para que a utilização desse material seja realizada de forma profícua.pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons