Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38128
metadata.artigo.dc.title: A proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médio
metadata.artigo.dc.title.alternative: The reading proficiency: investigating the domain of reading skills in middle school
metadata.artigo.dc.creator: Silva, Danielle Cristine
Vieira, Mauricéia Silva de Paula
metadata.artigo.dc.subject: Leitura
Letramento
Gênero notícia
Reading
Literacy
Gender news
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
metadata.artigo.dc.date.issued: Jan-2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SILVA, D. C.; VIEIRA, M. S. de P. A proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médio. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 98-108, jan. 2014. Edição especial.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este artigo discute o tema leitura e analisa qual a percepção que os alunos do ensino médio de uma escola pública possuem sobre a leitura e quais habilidades de leitura dominam. A análise baseou-se em um diagnóstico de leitura individualizada, do qual participaram trinta e dois estudantes da rede pública de ensino. As atividades propostas contemplaram o gênero notícia e questões que buscavam verificar algumas habilidades de leitura. Na construção do quadro teórico foram utilizadas as contribuições de Bakhtin (1992), Marcuschi (2010), Solé (1998), Koch (2002) e Dionísio (2002). Os resultados indicam a premência de um trabalho que contemple a leitura como atividade interativa. Apontam, ainda, que a concepção de leitura que subjaz à percepção dos estudantes é a de que todos os sentidos se encontram prontos no texto.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This article aims to socialize the results of a qualitative study aimed to analyze the perception that high school students of a public school have about reading and what reading skills mastered. The analysis was based on a diagnosis of individualized reading, attended by thirtytwo students from public schools. Proposed activities contemplated the news genre and questions that sought to verify the reading skills. In constructing the theoretical framework used were the contributions of Bakhtin (1992), Marcuschi (2010), Solé (1998), Koch (2002) and Dionysus (2002). The results indicate that students master the skills to build a global representation of the text and to locate information explicit. Indicate the urgency of a job covering the other skills listed. It was observed also that the conception of reading that underlies the perception of students is that all the senses are ready in the text.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2009/11/ANAIS-DO-II-COL%C3%93QUIO-DE-LETRAMENTO-LINGUAGEM-E-ENSINO.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38128
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.