Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38138
metadata.artigo.dc.title: Ensino à distância: estratégias de uma universidade federal
metadata.artigo.dc.creator: Pereira, Viviane Santos
Antonialli, Luiz Marcelo
metadata.artigo.dc.subject: Ensino à distância
Universidades federais
Graduação
Education in the distance
Federal University
Graduation
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Ceará (UFC)
metadata.artigo.dc.date.issued: 2011
metadata.artigo.dc.identifier.citation: PEREIRA, V. S.; ANTONIALLI, L. M. Ensino à distância: estratégias de uma universidade federal. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 33-48, jan./jun. 2011.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar, em termos estratégicos, a modalidade de ensino à distância no curso de graduação na Universidade Federal de Lavras, UFLA. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva, e tem a UFLA como objeto de estudo. O método utilizado foi o de estudo de caso. A metodologia adotada para a coleta de dados foi apoiada em trabalhos de levantamento de fontes secundárias e no uso de técnicas de entrevistas individuais gravadas com aplicação de questionário semiestruturado para cinco pessoas. A análise dos dados está baseada na abordagem interpretativa. Atualmente o comportamento estratégico se aproxima mais de uma estratégia analítica, , pois ela tem uma postura de observadora e de cautelosa em relação ao ambiente. Na medida em que a universidade perceber que o ambiente externo está mudando e que tem agilidade para se adaptar a essa mudança, aproveitará melhor as oportunidades e sofrerá menos as consequências das ameaças.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This stdy it has as objective to analyze, in strategical terms, the education modality in the distance in the graduation course in the Lavras Federal University, UFLA. The present research is considered of qualitativa, of the descriptive type, deing the UFLA object of this study. The chosen method was the case study. The methodology to effect the collection of data was the survey in secondary sources and recorded individual interviews with application of questionnaire half-structuralized for five people. The analysis of the data if it bases in the interpretation boarding. Currentyly the strategical behavior if approaches more than analytical strategy, therefore the position of the uniiversity is of observing of the envirolment and cautious. In the measure that the university to perceive that the external envirolment is moving and it has agility to adapt itself to this change, it will use to advantage the chances better and it will suffer the consequences.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38138
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Ensino à distância estratégias de uma universidade federal.pdf979,93 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons