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Título: A influência dos valores alimentares e das atitudes no consumo de alimentos saudáveis
Autor : Missagia, Simone Velloso
Primeiro orientador: Rezende, Daniel Carvalho de
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Sette, Ricardo de Souza
Primeiro membro da banca: Antonialli, Luiz Marcelo
Veiga, Ricardo Teixeira
Área de concentração: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação
Palavras-chave: Alimentos saudáveis
Comportamento do consumidor
Escolhas alimentares
Modelagem de equações estruturais
Healthy foods
Food choices
Structural equation modeling
Consumer behavior
Data da publicação: 2013
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES
Referência: MISSAGIA, S. V. A influência dos valores alimentares e das atitudes no consumo de alimentos saudáveis. 2012. 105 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: The effectiveness of policies to promote health and success in the marketing of healthy food depend on the understanding of the reasons that lead consumers to adopt a healthy food. To understand the behavior of consumers in their food choices, this study aimed to examine the relation among food values, attitudes and consumption of healthy food (CHF). In order to achieve this objective, 309 structured questionnaires were applied, over the Internet to residents of Lavras, municipality of Minas Gerais. The relations analysis among food values, attitudes and CHF was done by Confirmatory Factor Analysis (CFA) and also through the evaluation of the model generated by Structural Equation Modeling (SEM). According to the structural model obtained, 56% of the CHF construct variance were explained. One of the objectives this study was to assess the influence of food values on consumers’ attitudes. Among the analyzed food values, only the Healthiness Value have influenced about attitudes of respondents in relation to healthy food. In the influence analysis of the food values on the CHF, a positive influence of the Healthiness Value was observed on CHF, while the Taste Value influenced negatively the CHF. These observations support the action of food values as antecedents of attitudes and behaviors. On the other hand, there was no influence of consumer attitudes regarding the CHF. This gap indicates that in the analyzed context, attitudes did not predict behavior. The results obtained show that the relation among food values, attitudes and food choices is a good approach to be inserted in studies about consumer behavior for food.
A eficácia das políticas de promoção da saúde e o sucesso na comercialização de produtos alimentícios saudáveis dependem da compreensão dos motivos que levam os consumidores a adotar uma alimentação saudável. Para entender o comportamento dos consumidores nas suas escolhas alimentares, neste estudo propôs-se analisar as relações entre valores alimentares, atitudes e consumo de alimentos saudáveis. A fim de atingir esse objetivo, 309 questionários estruturados foram aplicados, pela internet, a moradores de Lavras, município de Minas Gerais. A análise das relações entre valores alimentares, atitudes e consumo de alimentos saudáveis foi feita por meio de análise fatorial confirmatória (CFA) e pela avaliação do modelo gerado pela modelagem de equações estruturais (SEM). De acordo com o modelo estrutural obtido, 56% da variância do construto Consumo de Alimentos Saudáveis (CAS) foram explicados. Um dos objetivos do estudo era avaliar a influência dos valores alimentares sobre as atitudes. Dentre os valores alimentares analisados, apenas o valor Saudabilidade exerceu influência sobre as atitudes dos respondentes com relação à alimentação saudável. Na análise da influência dos valores alimentares sobre o CAS, observou-se que influência positiva do valor Saudabilidade sobre o CAS, enquanto o valor Sabor influenciou de maneira negativa o CAS. Essas observações reforçam a ação dos valores alimentares como antecedentes de atitudes e comportamentos. Por outro lado, não foi verificada a influência das atitudes dos consumidores sobre o CAS. Essa lacuna indica que, no contexto analisado, atitudes não foram preditoras de comportamento. Os resultados obtidos demonstram que a relação entre valores alimentares, atitudes e escolhas alimentares é uma boa alternativa de abordagem a ser empregada em estudos sobre o comportamento do consumidor de alimentos.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/383
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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