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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jenifer Jully Vilela de-
dc.date.accessioned2020-02-12T18:52:50Z-
dc.date.available2020-02-12T18:52:50Z-
dc.date.issued2020-02-11-
dc.date.submitted2019-12-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. J. V. de. Autobiografia como instrumento no processo identitário do docente: uma reflexão sobre vivências no PIBID. 2019. 59 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39013-
dc.description.abstractCurrently, much has been discussed about the importance of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, as well as about the contribution that such program offers to teacher training, since it intends to promote the initiation of the undergraduate in the school environment of the public education network, aiming to stimulate the observation and reflection on the degree, in addition to bringing the student closer to teaching practice (NÓVOA, 2013; ROMERO, 2017). Thinking about this, I intend, through an autobiography, to address how the program helped in my training and the experiences that made the construction and reflection of my teaching identity possible, taking into account my development as a undergraduate, since the teaching practice is aligned with the formation of the individual's identity (HALL, 2006; BARCELOS, 2016). In this bias, Zabalza (2004), Nóvoa (2013), Barcelos (2016), assert that the teacher is constructed from the experiences lived according to the context in which he is and not only based on the contents proposed in training courses like the one of Letters. Inserting myself in this research area and specifically in the research group Identity of the Language Teacher (IDOLIN), I analyze how I, as a Letter’s student, evaluate my participation on PIBID, my contributions during the participation in the program and difficulties during the work. In addition, I analyze, through Functional Systemic Linguistics (White and Martin, 2005), how my experiences and challenges mean according to the attitude subsystem. The elaboration of the autobiography and its analysis made me realize that the act of reflexion on my teaching practice allowed me to resignify my actions, transform my conceptions on teaching/learning Portuguese, perceive and value the help of others, seeing how it was significant in my actions, and further evidence how much PIBID influenced my teaching identity. In this sense, I realize that the act of reflection about the teaching practice itself is of paramount importance for the training of teachers and for the better insertion of the undergraduate student in the world of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectTeacher training-
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectAutobiographical narrativespt_BR
dc.titleAutobiografia como instrumento no processo identitário do docente: uma reflexão sobre vivências no PIBIDpt_BR
dc.title.alternativeAutobiography as a constitutive instrument in teacher identity: a reflection on experiences in PIBIDpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee2Cano, Márcio Rogério de Oliveira-
dc.contributor.referee3Ninin, Maria Otília-
dc.description.resumoAtualmente, muito tem-se discutido acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID para a formação de professores, já que ele pretende promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar da rede pública de ensino, visando estimular a observação e a reflexão sobre a licenciatura, além de aproximar o aluno com a prática docente (NÓVOA, 2013; ROMERO, 2017). Pensando nisso, por meio de uma autobiografia, abordo de que forma o programa auxiliou em minha formação e as experiências que possibilitaram a construção e reflexão de minha identidade docente, levando em consideração o meu desenvolvimento durante o período de licenciatura, uma vez que a prática docente está em consonância com a formação da identidade do indivíduo (HALL, 2006; BARCELOS, 2016). Nesse viés, Zabalza (2004), Nóvoa (2013), Barcelos (2016), asseveram que o professor se constrói a partir das experiências vivenciadas de acordo com o contexto em que ele se encontra e não somente embasado nos conteúdos propostos em cursos de formação como o de Letras. Inserindo-me nessa vertente de pesquisa e especificamente no grupo de pesquisa Identidade do Docente de Línguas (IDOLin), analiso como eu, estudante de Letras, avalio minha participação no PIBID, minhas contribuições durante a participação no programa e dificuldades durante o trabalho. Além disso, analiso, por meio da Linguistica Sistêmico Funcional (White e Martin, 2005) como signifiquei minhas experiências e desafios de acordo com o subsistema de atitude. A elaboração da autobiografia e sua análise me levaram a perceber que o ato de reflexão acerca da minha prática docente permitiu que eu ressignificasse minhas ações, transformasse minhas concepções sobre ensino-aprendizagem de português, percebesse e valorizasse a ajuda do outro, vendo como ela pode ser significativa em minhas ações, além de evidenciarem quanto o PIBID influenciou na minha identidade docente.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5128724001350260pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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