Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39279
Título: Análise qualitativa exploratória de cafés especiais, com enfoque no café gelado, utilizando a técnica grupo de foco
Título(s) alternativo(s): Exploratory qualitative analysis of specialty coffee, focusing on cold brew, using the focus group technique
Autor : Pinto, Driele Fardim
Primeiro orientador: Haddad, Felipe Furtini
Primeiro membro da banca: Botrel, Diego Alvarenga
Segundo membro da banca: Sousa, Maísa Mancini Matioli de
Palavras-chave: Specialty Coffee - Consumption
Iced Coffee - Consumption
Specialty Coffee - Commerce
Iced Coffee - Commerce
Data da publicação: 9-Mar-2020
Referência: PINTO, Driele Fardim. Análise qualitativa exploratória de cafés especiais, com enfoque no café gelado, utilizando a técnica grupo de foco. 2019. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto do mercado de cafés especiais, em particular do café gelado, tendo como objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo e investimento do produto, analisar a oferta e avaliar a expectativa em relação ao café gelado. Para obter os resultados, realizou-se uma análise qualitativa exploratória, utilizando a técnica de grupo de foco com seis consumidores de cafés especiais. Foram realizadas perguntas sobre o tema para que o moderador guiasse a conversa que foi gravada, a fim de analisar posteriormente as respostas dadas na sessão. Os entrevistados atribuíram o fato do café gelado não ser ainda muito consumidos no Brasil pelo fator da tradição do café quente, além do fato da baixa oferta do produto no mercado. Em consenso o grupo de foco acredita que os futuros consumidores serão pessoas com maior poder aquisitivo, já que o produto deve possuir um preço mais elevado do que os cafés especiais e outras bebidas geladas como refrigerantes e energéticos, por exemplo. E que, deve-se apostar no marketing apontando as principais características da bebida, sem relacioná-la com o café quente. Os resultados apontaram, então, que o brasileiro possui a tradição de consumir o café quente e assim ainda não aderiu ao café gelado, porém, com a modernidade, o produto deve ganhar força daqueles que procuram um alimento pronto para ser consumido, saudável, com grande qualidade, já que a matéria prima utilizada deve ser algum café especial e que ofereça prazer ao ser consumido, além de fornecer energia que é uma das principais características do ingrediente principal, o café. Dessa forma, verificou-se que para que se torne comum e se mantenha no mercado deve-se investir no marketing do produto, apostando na categoria de bebidas geladas, como refrigerantes, energéticos e sucos, apostar na praticidade e saudabilidade que o produto pode oferecer.
Abstract: This research is inserted in the context of the specialty coffee market, in particular of the iced coffee, aiming to analyze the factors that influence the consumption and investment of the product, to analyze the supply and to evaluate the expectation in relation to the iced coffee. To obtain the results, an exploratory qualitative analysis was performed using the focus group technique with six specialty coffee consumers. Questions were prepared on the topic for the moderator to guide the conversation that was recorded in order to further analyze the answers given in the session. Respondents attributed the fact that iced coffee is not yet widely consumed in Brazil by the prejudice that comes from the national tradition that coffee has to be consumed hot, in addition to the low supply of the product in the market. By consensus the focus group believes that future consumers will be people with higher purchasing power, as the product should be priced higher than specialty coffees and other cold drinks such as soda and energy, for example. And that, one should focus on marketing by pointing out the main characteristics of the drink, without relating it to hot coffee. It is concluded, therefore, that the Brazilian has a prejudice with the iced coffee because the traditional national coffee is served hot, but with modernity, the product should gain strength from those who seek a food ready to be consumed, healthy, with high quality, as the raw material used must be some special coffee and that offers pleasure to be consumed, and provide energy that is one of the main characteristics of the main ingredient, coffee. Thus, it was found that to become common and stay in the market must invest in product marketing, betting on the category of cold drinks such as soda, energy and juices, bet on the practicality and health that the product can offer.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39279
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.