Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40301
Título: A logística de materiais de consumo e bens permanentes: um estudo de caso em uma fundação localizada no sul de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): The logistics of consumer materials and permanent goods: a case study in a foundation located in the south of Minas Gerais
Autor : Garcia, João Paulo Buscariolli
Primeiro orientador: Andrade, Daniela Meirelles
Primeiro membro da banca: Ferreira, Patrícia Aparecida
Segundo membro da banca: Vaz, Janderson Martins
Palavras-chave: Administração de materiais e patrimônio
Logística
Setor público
Materiais de consumo
Bens permanentes
Data da publicação: 23-Abr-2020
Referência: GARCIA, João Paulo Buscariolli. A logística de materiais de consumo e bens permanentes: um estudo de caso em uma fundação localizada no sul de Minas Gerais. 2018. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, demonstrar a importância da administração de materiais e patrimônio no setor público, com enfoque nos processos logísticos e administrativos que permeiam essa temática e que cumprem papel estratégico na utilização de recursos financeiros, temporais e humanos. O problema de pesquisa foram os processos de recebimento, armazenagem, distribuição de materiais e logística organizacional impactam na eficiência do serviço prestado por uma fundação. Para tanto, objetivou-se analisar os setores de Projetos, Compras e Almoxarifado de uma fundação de apoio a uma universidade situada ao sul do estado de Minas Gerais, dando enfoque aos processos logísticos e administrativos que envolvem os materiais permanentes e bens de consumo externos a esta fundação. Para realização deste estudo, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos temas, buscando aproximar ao máximo os conceitos teóricos da realidade da fundação estudada. Em relação à organização objeto de estudo, trata-se de uma fundação que presta apoio a uma universidade, ambas localizadas ao sul do estado de Minas Gerais. Esta fundação gerencia os recursos financeiros dos projetos em vigência na universidade, sendo responsável pela aquisição, recebimento, armazenagem e distribuição dos materiais de consumo e bens permanentes solicitados pelos coordenadores dos projetos. Quanto à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa descritiva. A coleta de dados foi feita pela observação direta e participante durante seis meses, entre os meses de junho e dezembro de 2017 e, posteriormente, realizou-se entrevistas com membros dos setores estudados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para analisar os dados coletados. O estudo descreve a logística existente entre fornecedores, fundação e universidade e permitiu identificar alguns gargalos presentes tanto na logística interna de processos quanto externa. Ao longo do estudo percebeu-se que a logística no setor público não se configura como uma área muito estudada, sendo por muitas vezes colocada em nível de inferioridade frente a outros temas, o que impacta diretamente na eficiência do serviço prestado. Acredita-se que o presente trabalho sirva como base de estudo para outras pesquisas relacionadas ao tema, uma vez que a administração de materiais e patrimônio no setor público, mais especificamente a logística, é corriqueiramente esquecida. Logo, espera-se que o trabalho ajude na conscientização do quanto à administração de materiais e patrimônio é importante na manutenção das atividades de instituições públicas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40301
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.