Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomero, Tania-
dc.creatorGarcia, Sarah Silva-
dc.date.accessioned2021-07-07T17:15:33Z-
dc.date.available2021-07-07T17:15:33Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationROMERO, T.; GARCIA, S. S. Narrativas autobiográficas e sua presença em periódicos A1. Devir Educação, Lavras, p. 313-333, ago. 2020. Edição Especial.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46678-
dc.description.abstractThis contribution aims at discussing the role of autobiographical narratives in teacher education and investigate how A1 journals in Education have thematized it. For such, with the purpose of contextualizing the theme, we start by reviewing the history of teacher education and show the relevance of autobiographical narratives for teacher education, stressing their role as research method to rethink one’s own paths and revealing meanings, besides being crucial for teacher (self)education, since they allow movement through past, present and future. As such, it constitutes an importante aid for self-knowledge (SOUZA, 2013). At last, by adopting a bibliographic methodology, we examine articles published in A1 journals which have (auto)biographies as center point for the process of teacher education. In spite of having found few articles published in the period of six years, the publications reinforce the relevance of the (auto)biographical narratives for the critical development of teachers.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReflective practicept_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas e sua presença em periódicos A1pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir o papel de narrativas autobiográficas para a formação docente e investigar como os periódicos A1 de educação têm tematizado esse recurso. Para isso, a título e contextualização, primeiramente retomamos a história da formação docente e discorremos sobre a formação docente crítico-reflexiva, com base em autores relevantes da área. Em seguida, abordamos a contribuição das narrativas autobiográficas para a formação docente, numa perspectiva em que as narrativas auxiliam como método de pesquisa para rever os caminhos e descaminhos e atribuir significados, além de serem fundamentais para a formação e (auto)formação do professor, pois possibilitam o deslocamento entre passado, presente e futuro e, por isso, é um suporte importante para o conhecimento e o reconhecimento (SOUZA, 2013). Por último, adotando metodologia bibliográfica, identificamos artigos publicados em revistas A1 de educação que tematizam as narrativas autobiográficas para a formação docente. Apesar de termos encontrado poucos artigos em um espaço de seis anos, as publicações ratificam a relevância da narrativa (auto)biográfica para o desenvolvimento crítico do docente.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Narrativas autobiográficas e sua presença em periódicos A1.pdf279,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons