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Título: Caracterização e percepção dos consumidores de leite em três cidades de diferentes portes de Minas Gerais
Título Alternativo: Characterization and consumer perception of milk in three cities different size of Minas Gerais
Autor(es): Pereira, Stela Márcia
Rocha, Christiane Maria Barcellos Magalhães da
Mattos, Marcos Rodrigues de
Lopes, Marcos Aurélio
Oliveira, Vania Maria de
Assunto: Leite informal
Consumidor de leite
Saúde pública
Inspeção de produto de origem animal
Raw milk
Consumer milk
Public health
Inspection of animal products
Data de publicação: 9-Dez-2014
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Referência: LUCCI, J. R. Caracterização e percepção dos consumidores de leite em três cidades de diferentes portes de Minas Gerais. 2014. 104 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: No Brasil o consumo de leite informal e seus derivados ainda é um hábito comum, sendo facilmente detectado. Com o objetivo de traçar o perfil dos consumidores com relação ao consumo de leite e derivados e avaliar a importância dada à qualidade sanitária e os fatores socioeconômico-culturais associados ao consumo do leite informal realizou-se um estudo de corte transversal. Para tanto, foi construído um formulário de entrevista previamente testado para coleta de dados. Foram realizadas análises descritivas e feita regressão linear multivariada. Como resultados, obteve-se que a taxa de consumo de leite informal encontrada nas cidades pesquisadas foi de 20%. A renda apresentou associação (p≤ 0,05) ao consumo de leite informal. Os consumidores dos produtos informais classificam o leite informal como melhor em qualidade, considerando esse benéfico para saúde. A confiabilidade nos produtos industrializados é reduzida devido à repercussão na mídia sobre as fraudes que ocorreram nos laticínios, a grande maioria dos entrevistados possui uma opinião errônea sobre leite UHT, acreditando que este produto possui conservantes. Conclui-se que: 1. há diferenças de consumo e conhecimento sobre leite e produtos lácteos entre as cidades, sendo que os indicadores menos qualificados foram os da cidade de Ijaci; 2. a prevalência de consumo de leite ilegal demonstrou tendência contrária ao tamanho da cidade; 3. a renda foi fator associado ao consumo de leite informal, os indivíduos que possuem renda familiar inferior consomem mais produtos informais e 4. os consumidores de leite informal são àqueles que têm uma percepção mais assertiva do produto. Assim, os resultados reforçam a necessidade de medidas efetivas de controle do comércio de leite informal e de programas de conscientização dos consumidores sobre os riscos de consumo de lácteos elaborados a partir de leite informal.
In Brazil the use of raw milk and dairy products is a common habit easily detected. In order to profile consumers regarding the consumption of dairy products and to assess the importance given to health quality with the socioeconomic and cultural factors associated with use of raw milk was placed a cross-sectional study. Therefore, an interview form previously tested was made for data collection. Descriptive analyzes were performed and made multivariate linear regression. As a result, it was found that the raw milk consumption rate found in cities surveyed was 20 %. The income was associated (p ≤ 0.05) to the consumption of raw milk. Consumers of raw products classify the raw milk as the best in quality, considering this beneficial to health. The reliability in industrial products is reduced due to media coverage about the fraud that occurred in dairy products. The vast majority of respondents have incorrect opinions on UHT milk, believing that this product has preservatives. We conclude that: 1. there are differences in consumption and knowledge about milk and milk products between cities, and the less qualified indicators were the city of Ijaci ; 2. the prevalence of illegal milk consumption showed a trend contrary to the size of the city; 3. income was a factor associated with consumption of raw milk, individuals with lower family income consume more raw products and 4. the raw milk consumers are those who have a more assertive perception of the product . Consequently, the results reinforce the need for effective measures to control the raw milk trade and develop consumer awareness programs on dairy consumption risks regarding raw milk, clarifying the importance of a conscious consumption of products secured by the health and agriculture authorities.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, área de concentração em Ciências Veterinárias, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4802
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