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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorRibeiro, Elivan Aparecida-
dc.creatorRagi, Taísa Rita-
dc.date.accessioned2022-02-09T19:46:54Z-
dc.date.available2022-02-09T19:46:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; RIBEIRO, E. A.; RAGI, T. R. A representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisual. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 17-35, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49233-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceCadernos de Gênero e Tecnologiapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectGênero e raçapt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectMúltiplos letramentospt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleA representatividade de gênero e raça: uma breve análise por intermédio de recurso audiovisualpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo propõe uma discussão acerca da representatividade de gênero e raça por meio da análise de um gênero multimodal - o documentário, enfocando como a sua inserção no âmbito escolar nas aulas de Língua Portuguesa pode favorecer o encaminhamento de práticas educativas mais dinâmicas e contextualizadas, além de viabilizar a abordagem de temáticas do currículo que, em algumas vezes, são tangenciadas ou negligenciadas em sala de aula. Dessa forma, busca-se analisar como um documentário (CEC- Survivor- Integral Poli 2017), que aborda discursos que representam as narrativas das mulheres, pode contribuir um ensino/aprendizado crítico e para a ampliação de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos. Foi possível constatar que o documentário pode possibilitar a ampliação dos letramentos, seja na dimensão do posicionamento crítico, seja na dimensão da compreensão dos recursos semióticos que constituem uma produção audiovisual. Para além disso, esse tipo de produção pode contribuir para uma formação cidadã, comprometida com a desarticulação de velhos discursos de ódio que ainda persistem nas interações que integram o cotidiano social.pt_BR
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