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Título: Heterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paraná
Palavras-chave: Trabalho infantil
Heterogeneidade
Rendimento escolar
Avaliação do desempenho
Propensity score matching
Child labor
Heterogeneity
School performance
Performance evaluation
Data do documento: Set-2020
Editor: Fundação Carlos Chagas
Citação: TORRES, C. A. R.; GARCIAS, M. de O. Heterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paraná. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 78, p. 626-650, set./dez. 2020. DOI: 10.18222/eae.v31i78.7705.
Resumo: Neste estudo, estimou-se o impacto do trabalho infantil sobre o desempenho escolar em discentes do ensino fundamental público no estado do Paraná, avaliando a existência da heterogeneidade na magnitude do impacto. Para tanto, foram utilizados dados da Prova Brasil de 2007 a 2015, considerando os discentes da 5ª e 9ª séries. O impacto foi mensurado com o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostram que não houve mudanças temporais significativas nos níveis de trabalho infantil no estado nos anos avaliados, embora haja uma leve tendência de redução. Discentes que trabalham em casa e no mercado tendem a ter um pior desempenho acadêmico. Tal efeito negativo é menor em algumas mesorregiões, evidenciando que há heterogeneidade nesse impacto.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50595
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