Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5062
metadata.teses.dc.title: Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces
metadata.teses.dc.creator: Silva, Willian Welbert da
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Resende, Antônio Maria Pereira de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Costa, Heitor Augustus Xavier
Greghi, Juliana Galvani
metadata.teses.dc.subject: Objetos de aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação
Tecnologia
Usabilidade
Learning objects
Virtual learning environments
Education
Technology
Usability
metadata.teses.dc.date.issued: 2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, W. W. da. Caracterização de deficiências de objetos de aprendizagem por meio de avaliações de suas interfaces. 2011. 124 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
metadata.teses.dc.description.resumo: O uso de tecnologias em ensino e aprendizagem tem crescido muito nos últimos tempos, destacando-se Objetos de Aprendizagem, que pode ser definido como qualquer recurso digital utilizado para o suporte ao ensino. O crescimento acelerado desta tecnologia sem a devida investigação de sua interface pode acabar resultando em ambientes mal estruturados, com acessibilidade complicada para os usuários. Este trabalho tem como principal finalidade relatar e caracterizar deficiências de usabilidade presentes nas interfaces dos cursos a distância analisados. Para consecução deste objetivo, ele apresenta o contexto no qual os Objetos de Aprendizagem estão sendo inseridos, suas principais características, padronizações, dentre outros. Além disto, analisa alguns cursos a distância, avaliando características como usabilidade e interatividade.
metadata.teses.dc.description.abstract: The use of technology in teaching and learning has grown significantly in recent years, especially Learning Objects, which can be defined as any digital resource used to support teaching. The accelerated growth of this technology without proper investigation of their interface may eventually result in poorly structured environments, with complicated accessibility for users. This work mainly aims to report and characterize defects usability of interfaces present in distance learning courses analyzed. To achieve this goal, it presents the context in which learning objects are being inserted, its main characteristics, standardization, among others. Moreover, it analyzes some distance courses, assessing characteristics such as usability and interactivity.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5062
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.