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Título: Special Edition – 22 cem anos depois: Centenary of Week of Modern Art: “Still Modernism? Modernism rides again…”
Título(s) alternativo(s): “Ainda o Modernismo? Modernism rides again…”
Palavras-chave: Semana de Arte Moderna
Modernismo brasileiro
Movimento modernista
Data do documento: Fev-2022
Editor: University of Würzburg
Citação: CASTRO, C. P. de. Special Edition – 22 cem anos depois: Centenary of Week of Modern Art: “Still Modernism? Modernism rides again…”. Brazilian Research and Studies Center, [S.I.], v. 3, n. 3, Feb. 2022.
Resumo: A Semana de Arte Moderna de 1922 não traduz todo movimento modernista, como imaginam as interpretações mais ingênuas, e outras não tão ingênuas, posto que interessadas. Todavia, é inegável que ela, enquanto evento performático, marca uma data. Também o modernismo brasileiro não cabe todo nela, muito menos se restringe à Semana de 22. Não obstante, seus destinos estão, para o bem ou para o mal, de alguma forma ligados entre si. Ao menos porque seus maiores nomes – Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Villa-Lobos, e depois Tarsila do Amaral, dentre os mais conhecidos e reconhecidos – tornaram-se figuras referenciais para a produção artística e na política cultural do século XX no Brasil. De forma que a avaliação destas figuras – e a respeito das suas obras – pesam nas avaliações sobre a Semana e sobre o movimento modernista.
URI: https://bras-center.com/special-edition-22-cem-anos-depois-centenary-of-week-of-modern-art-still-modernism-modernism-rides-again/
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50634
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