Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55789
Title: | Os processos enunciativos na Análise do Discurso e a formação do leitor |
Keywords: | Leitura crítica Produção do discurso Sujeito discursivo |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Editora Edgard Blücher Ltda. |
Citation: | CANO, M. R. de O.; PENA, L. N. Os processos enunciativos na Análise do Discurso e a formação do leitor. In: CARREIRA, R. A. R.; OLIVEIRA, W. F. de; ELIAKIM, J. (Org.). Discurso em perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022, p. 195-214. |
Description: | Uma das questões ainda bastante problemática no ensino de Língua Portuguesa é a do leitor, em especial, do leitor crítico. Esse tema, em maior ou menor grau, vem sendo abordado nos documentos norteadores da educação, mais precisamente, a partir da década de 90 do século passado, bem como é presença constantes nas pesquisas acadêmicas. No entanto, a ideia de formar um leitor crítico e o seu debate constante também provocam um esvaziamento da noção do que é ser crítico, e por isso, faz-se necessário problematizar do que a criticidade se trata. Uma das possíveis abordagens para tratar do leitor crítico ampara-se na Análise do Discurso, conforme a perspectiva desenvolvida nos trabalhos do GPLPD, como Cano (2012; 2013, 2016), Pena (2021), Neves (2018), Silva e Cano (2021), entre outros. A partir desses estudos, podemos traçar uma relação entre a Análise do Discurso e a formação do leitor, tendo em vista que a AD, ao fazer uma abordagem crítica da produção discursiva, possibilita categorias e elementos que podem contribuir para a formação do leitor crítico. Para tanto, é necessário tratarmos do que é a Análise do Discurso. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55789 https://www.blucher.com.br/discurso-em-perspectiva |
ISBN: | 9786555501186 |
Appears in Collections: | DCH - Livros e capítulos de livros |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.