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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeloso, Braian-
dc.creatorSestito, Camila Dias de Oliveira-
dc.creatorMill, Daniel-
dc.date.accessioned2023-07-27T19:00:39Z-
dc.date.available2023-07-27T19:00:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVELOSO, B.; SESTITO, C. D. de O.; MILL, D. Análise de práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um olhar sobre a experiência do curso de especialização EduTec. Eccos-Revista Científica, São Paulo, n. 65, p. 1-19, abr./jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58211-
dc.description.abstractIn the context of digital culture and with the advent of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), pedagogical practices have taken new directions, with diverse and innovative possibilities for the teaching-learning process. Currently, there are several options for tools, software and products, with different functionalities, that have the potential to assist in educational practices. However, so that these technological resources can be used in a critical, intentional and qualified way, teacher training is necessary that fits the expectations and needs of the new generation of learners. In this context, specialization courses for continuing education stand out, especially the Education and Technologies course (EduTec), offered by the Federal University of São Carlos (UFSCar), in the distance modality. This article aims, therefore, to share the experiences of the curricular component offered in the course, called “Pedagogical practices with digital technologies”, highlighting the challenges of pedagogical flexibility and the clash involving public policies. In addition, it discusses data from a form applied to 499 students of the EduTec course, indicating at the end a set of digital technologies and suggestions for pedagogical practices that can be applied in the educational field.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_BR
dc.rightsacesso aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceEccos-Revista Científicapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titleAnálise de práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um olhar sobre a experiência do curso de especialização EduTecpt_BR
dc.title.alternativeThe institutionalization of distance education as an object of research, criticism and productivitypt_BR
dc.title.alternativeLa institucionalización de la educación a distancia como investigación, crítica y productividadpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNo contexto da cultura digital e com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as práticas pedagógicas têm tomado novos rumos, com possibilidades diversas e inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, são várias as opções de ferramentas, softwares e produtos, com diferentes funcionalidades, que têm o potencial para auxiliar nas práticas educacionais. Entretanto, para que esses recursos tecnológicos possam ser utilizados de maneira crítica, intencional e qualificada é necessária uma formação de professores que se adeque às expectativas e necessidades da nova geração de aprendizes. Nesse contexto, ressalta-se os cursos de especialização para formação continuada, em especial o curso de Educação e Tecnologias (EduTec), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na modalidade a distância. O presente artigo tem como objetivo, portanto, compartilhar as experiências do componente curricular oferecido no curso, denominado de “Práticas pedagógicas com tecnologias digitais”, destacando os desafios da flexibilidade pedagógica e o embate envolvendo políticas públicas. Além disso, discute os dados de um formulário aplicado para 499 estudantes do curso EduTec, indicando ao final um conjunto de tecnologias digitais e sugestões de práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no âmbito educacional.pt_BR
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