Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59247
metadata.teses.dc.title: Inserção da educação para o trânsito no currículo da educação básica: contribuições a partir das pesquisas acadêmicas
metadata.teses.dc.title.alternative: Insertion of traffic education in the basic education curriculum: contributions from academic research
metadata.teses.dc.creator: Cruz, Daniele Aparecida da Silva
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7163531367887302
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Arcas, Paulo Henrique
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Silva, Wesley
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Borges, Regilson Maciel
metadata.teses.dc.subject: Educação para o trânsito
Cidadania
Transversalidade
Formação docente
Gestão escolar participativa
Tecnologias digitais na educação
Metodologias de ensino dialógicas
Traffic education
Citizenship
Transversality
Teacher training
Participatory school management
Dialogic teaching methodologies
Digital technologies in education
metadata.teses.dc.date.issued: 20-Aug-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: CRUZ, Daniele Aparecida da Silva. Inserção da educação para o trânsito no currículo da educação básica: contribuições a partir das pesquisas acadêmicas. 2024. 98p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: A presente pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras teve por objetivo levantar pesquisas acadêmicas (teses e dissertações) que abordem a educação para o trânsito em escolas de educação básica, visando conhecer/mapear como a temática tem sido inserida nos projetos escolares. A pesquisa se justificou pelo elevado número da acidentalidade no trânsito do país e pela legislação nacional do trânsito e educacional apontarem a relevância da inserção de temas sociais no contexto escolar por meioda transversalidade. Esta abordagem integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade, de maneira a fornecer aos estudantes uma compreensão mais ampla econtextualizada dos conteúdos. Educar para o trânsito vai além de ensinar regras e normas decirculação, mas sim despertar nos estudantes um pensamento crítico e reflexivo, capacitando-osa serem multiplicadores na promoção de um trânsito mais responsável e seguro, contribuindo para uma sociedade justa, igualitária e humanizada, por meio do exercício da cidadania.Tratou-sedeumapesquisabibliográficadecunho qualitativo em teses edissertações disponíveis nos repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 1996 a 2022. A análise e interpretação dos dados foi sutentada pela análise de conteúdo de Bandin (1997).Oaporteteóricose fundamentou emautoresdaáreado trânsito e educacional, como: Araújo (2000), Arroyo (2011), Ausubel (2003), Canário (2012), Freire (1996), Hoffmann, Cruz e Alchieri (2003), Kiefer (2015), Libâneo (1992), Rozestraten (2004), Scheneider (2020), entre outros. As análises apontaram alguns obstáculos para a inserção efetiva da educação para o trânsito nas escolas de educação básica, como divergências em documentos normativos, falta de orientações e interesse dos profissionais da educação, políticas públicas inconsistentes, conteúdos programáticos rasos, dificuldade de compreender a temática, improvisação nas atividades, formação inicial e continuada e falta de apoio da gestão educacional e escolar. Surgiram possibilidades relevantes, tais como a utilização das tecnologias digitais como instrumento pedagógico, formação continuada de professores a distância, metodologias de ensino fundamentadas em aulas dialógicas, participativas e lúdicas, e a Gestão Escolar Participativa. Este trabalho resultou em um produto educacional, documento orientador para gestores educacionais/escolares com o objetivo de subsidiar a discussão e reflexão da importância da inserção da educação para o trânsito no contexto da educação básica.
metadata.teses.dc.description.abstract: The present research developed in the Professional Master's course of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Lavras aimed to survey academic research (theses and dissertations) that address traffic education in basic education schools, aiming to understand/map how the theme has been included in school projects. The research was justified by the high number of traffic accidents in the country and by the national traffic and educational legislation pointing out the relevance of including social themes in the school context through transversality. This approach integrates different areas of knowledge, promoting interdisciplinarity, in order to provide students with a broader and more contextualized understanding of the content. Educating for traffic goes beyond teaching traffic rules and norms, but rather awakens critical and reflective thinking in students, enabling them to be multipliers in promoting more responsible and safe traffic, contributing to a fair, egalitarian and humanized society, through the exercise of citizenship. This was a qualitative bibliographical research on theses and dissertations available in the repositories of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations in the period from 1996 to 2022. The analysis and interpretation of the data was supported by content analysis by Bandin (1997). The theoretical contribution was based on authors from the traffic and educational areas, such as: Araújo (2000), Arroyo (2011), Ausubel (2003), Canário (2012), Freire (1996), Hoffmann (2003), Kiefer (2015), Libâneo (1992), Rozestraten (2004), Scheneider (2020), among others. The analyzes highlighted some obstacles to the effective insertion of traffic education in basic education schools, such as divergences in normative documents, lack of guidance and interest from education professionals, inconsistent public policies, shallow programmatic contents, difficulty in understanding the topic, improvisation in activities, initial and continuing training and lack of support from educational and school management. Relevant possibilities emerged, such as the use of digital technologies as a pedagogical tool, continued training of distance teachers, teaching methodologies based on dialogic, participatory and playful classes, and Participatory School Management. This work resulted in an educational product, a guiding document for educational/school managers with the aim of supporting discussion and reflection on the importance of including traffic education in the context of basic education.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59247
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



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