Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59264
metadata.teses.dc.title: Um olhar para as estratégias de um Surdo estudante em situações multiplicativas
metadata.teses.dc.title.alternative: A look into the strategies of a Deaf studant in multiplicative situations
metadata.teses.dc.creator: Botelho, Cíntia de Fátima
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/0200957689919872
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Mendes, Rosana Maria
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Caporale, Silvia Maria Medeiros
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
metadata.teses.dc.subject: Surdo - Estudante
Cultura surda
Situações multiplicativas
Educação Matemática
Etnomatemática
Deaf student
Deaf culture
Multiplicative situations
Mathematics Education
Ethnomathematics
metadata.teses.dc.date.issued: 23-Aug-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: BOTELHO, Cíntia de Fátima. Um olhar para as estratégias de um Surdo estudante em situações multiplicativas. 2024. 106p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: Na presente pesquisa de caráter qualitativo buscamos “investigar as mobilizações/construções de um Surdo estudante em um cenário de investigação inclusivo no desenvolvimento de ideias multiplicativas”, por meio da Libras e da visualidade. Este trabalho é pautado em respeito à pessoa Surda e à comunidade surda, no qual é evidenciado as variações culturais e linguísticas desta comunidade. O Surdo estudante que colaborou com a pesquisa participava dos atendimentos de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade sul mineira. Como aporte teórico foi utilizado o campo dos Estudos Surdos, buscando uma aproximação com a Etnomatemática, evidenciando a importância do reconhecimento e valorização da cultura Surda. Os dados foram constituídos a partir de videogravações e registros das atividades realizadas pelo estudante a partir de uma sequência didática na unidade temática de Números e Operações, adotando a proposta de Análise de Conteúdo para a preparação e análise dos dados constituídos. A partir da análise, foi observado a relevância de reconhecer, respeitar e integrar as múltiplas formas de representação e comunicação matemática utilizadas por estudantes Surdas e Surdos. A valorização da cultura Surda, aliada à compreensão das experiências visuais individuais, pode contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e para uma aprendizagem matemática mais significativa dessas estudantes e desses estudantes. Para tanto, foi evidenciado a aproximação da Etnomatemática com o processo de ensino e aprendizagem de pessoas Surdas no que diz respeito às práticas pedagógicas, das manifestações matemáticas e dos diferentes tipos de registros do Surdo estudante participante da pesquisa. Além disso, foi destacado que para o processo de aprendizagem de conceitos matemáticos é importante que o corpo docente não utilize as estratégias de forma isolada no processo de ensino de pessoas Surdas, e sim, integre as diferentes formas de ensinar, utilizando a Libras, os recursos visuais, além de considerar os aspectos da visualidade no processo de ensino e aprendizagem das estudantes Surdas e dos estudantes Surdos. A partir dos dados constituídos, temos como nosso Produto Educacional uma Sequência Didática com orientações e sugestões que podem ser desenvolvidas em um CAEE ou em outro ambiente educacional por docentes ouvintes ou por Surdas e Surdos docentes, destacando a interação e as diferentes formas de representações matemáticas no processo de ensino e de aprendizagem com as estudantes e os estudantes.
metadata.teses.dc.description.abstract: In the present qualitative research, an investigation is proposed into the mobilizations/constructions of a Deaf student within an inclusive research setting in the development of multiplicative ideas, through Brazilian Sign Language (Libras) and visuality. The participating Deaf student was attending services at a Specialized Educational Assistance Center (CAEE) in a southern Minas Gerais city. The theoretical framework utilized was the field of Deaf Studies, seeking an approach with Ethnomathematics, highlighting the importance of recognizing and valuing Deaf culture. The data were constituted from video recordings and records of activities carried out by the student following a didactic sequence in the area of Numbers and Operations, and Content Analysis was adopted for the preparation and analysis of the constituted data. From the analysis, the relevance of recognizing, respecting, and integrating the multiple forms of representation and mathematical communication used by Deaf students was observed. The valorization of Deaf culture, coupled with the understanding of individual visual experiences, can contribute to the construction of a more inclusive educational environment and to more meaningful mathematical learning for these students. Thus, an approximation of Ethnomathematics with the teaching and learning process of Deaf individuals has been evidenced regarding pedagogical practices, mathematical manifestations, and the different types of records of the participating Deaf students in the research. Furthermore, it was emphasized that for a more meaningful learning of mathematical concepts, it is important that the teaching staff do not use strategies in isolation in the teaching process of Deaf people, but integrate different ways of teaching, using Libras, visual resources, and considering aspects of visuality in the teaching and learning process of Deaf students. From the constituted data, our Educational Product is a Didactic Sequence with guidelines and suggestions that can be developed in a CAEE or another educational environment, highlighting the interaction and different forms of mathematical representations in the teaching and learning process with the students.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59264
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons