Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59304
metadata.teses.dc.title: Formação de professores em avaliação da aprendizagem: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em ciências biológicas dos institutos federais de Minas Gerais
metadata.teses.dc.title.alternative: Teacher training in learning assessment: analysis of the curricular matrixes of degree courses in biological sciences at the federal institutes of Minas Gerais
metadata.teses.dc.creator: Caproni, Camila Carvalho
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/5253902670630356
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Borges, Regilson Maciel
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabiana Lúcio de
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Arcas, Paulo Henrique
metadata.teses.dc.subject: Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
Licenciatura em Ciências Biológicas
Matrizes curriculares
Competências docentes
Learning Assessment
Teacher Training
Bachelor’s Degree in Biological Sciences
Curriculum Frameworks
Teaching Competencies
metadata.teses.dc.date.issued: 29-Aug-2024
metadata.teses.dc.identifier.citation: CAPRONI, Camila Carvalho. Formação de professores em avaliação da aprendizagem: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em ciências biológicas dos institutos federais de Minas Gerais. 2024. 79p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, 2024.
metadata.teses.dc.description.resumo: A avaliação da aprendizagem é um tema primordial a ser abordado nos cursos de licenciatura, isso porque independente da finalidade, as avaliações possuem um papel importante para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, pesquisas apontam inúmeras lacunas durante a formação docente no que se refere à avaliação, já que na maioria das vezes o tema é discutido de forma superficial em diferentes disciplinas ou não possui um conteúdo curricular específico; o desafio é ainda maior ao analisar a abordagem do tema nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Sem essa formação teórica e prática, ao adentrar na sala de aula, as dificuldades são maximizadas e o aprendizado efetivo dos alunos fica acometido. Tendo em vista essa temática e o problema apresentado, este trabalho tem como objetivo principal analisar as matrizes curriculares e os planos políticos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no que tange a discussão sobre avaliação da aprendizagem no processo de formação inicial de professores. A metodologia da pesquisa utilizada caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, composta por uma análise documental e por uma revisão bibliográfica. Na primeira seção encontra-se apresentada a fundamentação teórica baseada em livros e trabalhos publicados deem autores como Domingos Fernandes, Bernadete Gatti, Cipriano Carlos Luckesi, Benigna Villas Boas, entre outros que discutem a perspectiva da avaliação e da formação de professores. Posteriormente foi realizada uma revisão bibliográfica da relação entre os Institutos Federais e a formação docente. Por fim, foi feita uma análise documental de caráter qualitativo, tendo por base as matrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos, com o intuito de observar o espaço que a avaliação ocupa nas discussões referentes aos cursos analisados. Após análise dos documentos dos Institutos Federais de Minas Gerais, situados nos municípios de Inconfidentes, Januária, Machado, Muriaé, Muzambinho, Poços de Caldas, Uberaba e Salinas, que oferecem o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pode-se perceber que a avaliação da aprendizagem não aparece como foco de ensino em muitas das instituições, fazendo com que o assunto seja abordado de maneira secundária em outras disciplinas. Porém, constatou-se que em alguns cursos há disciplinas específicas que abordam o tema em questão, permitindo que o futuro professor tenha espaço para discussões e embasamentos teóricos sobre avaliação. Em decorrência dos resultados desta pesquisa foi proposto como produto educacional o desenvolvimento de um minicurso intitulado “Avaliação da aprendizagem e formação docente: ontem, hoje e amanhã” aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
metadata.teses.dc.description.abstract: Learning assessment is a key topic to be addressed in undergraduate courses, because regardless of the specific nature, assessments play an important role in the teaching and learning process. However, research points to numerous gaps during teacher training with regard to assessment, since most of the time the topic is discussed superficially in different disciplines or does not have a specific curricular content; The challenge is even greater when analyzing the approach to the topic in Biological Sciences Degree courses. Without this theoretical and practical training, when entering the classroom, difficulties are maximized and students' effective learning is compromised. Bearing in mind this theme and the problem presented, this work has as its main objective: Analyze the curricular matrices and pedagogical political plans of the Degree courses in Biological Sciences offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Minas Gerais, regarding the discussion on learning assessment in the initial teacher training process. The research methodology used is characterized by a qualitative study, consisting of a documentary analysis and a bibliographic review. The first section presents the theoretical foundation based on books and published works by authors such as Domingos Fernandes, Bernadete Gatti, Cipriano Carlos Luckesi, Benigna Villas Boas, Subsequently, a bibliographical review of the relationship between Federal Institutes and teacher training was carried out. Finally, a qualitative documentary analysis was carried out, based on curricular matrices and political pedagogical projects, with the aim of observing the space that evaluation occupies in discussions regarding the analyzed courses. After analyzing the documents from eight Federal Institutes of Minas Gerais located in the municipalities of Inconfidentes, Januária, Machado, Muriaé, Muzambinho, Poços de Caldas, Uberaba and Salinas, which offer the Degree course in Biological Sciences, that offer the Degree in Biological Sciences course, it can be seen that the assessment of learning does not appear as a teaching focus in many of the institutions, meaning that the subject is approached in a secondary in other subjects. However, it was found that in some courses there are specific subjects that address the topic in question, allowing the future teacher to have space for discussions and theoretical foundations on assessment. As a result of the results of this research, the development of a mini-course entitled “Assessment of learning and teacher training: yesterday, today and tomorrow” will be proposed as an educational product for students of the Degree in Biological Sciences.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59304
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons