Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Daniela | - |
dc.creator | Ferreira, Helena Maria | - |
dc.creator | Ragi, Taísa Rita | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T18:56:35Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T18:56:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, D.; FERREIRA, H. M.; RAGI, T. R. A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da vídeo animação spring. Revista (Con) textos Linguísticos, v.17, n. 36, p. 345-362, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59530 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to discuss the use of video animations in the classroom, considering the linguistic, semiotic and discursive aspects. In order to achieve this objective, it starts with a theoretical study on the contributions of working with multisemiotic texts as a didactic-pedagogical proposal. To this end, the theoretical line of Social Semiotics and Pedagogy of Multiliteracies is adopted. Thus, among the authors that support the study carried out, Antunes (2015), Rojo and Almeida (2012), Rojo and Barbosa (2015) and Zozzoli (2012) stand out. In addition, a proposal for the analysis of the video animation Springproduced by Blender Animation Studioand made available on You Tube by the channel AnimalsReview is presented. Thus, from the articulation between theory and practice, we seek to reflect on the. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Revista (Con) texto Linguísticos | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Videoanimação | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.subject | Multiliteracies | pt_BR |
dc.subject | Vídeo animation | pt_BR |
dc.title | A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da vídeo animação spring | pt_BR |
dc.title.alternative | The formation of proficient readers: a proposal for analysis of the videoanimation Spring | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuiçõesdo trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação Spring,produzida porBlender Animation Studioe disponibilizada no You Tube pelo canal Animals Review. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes e que tenham a liberdade de interagir socialmente. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticas discursivas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_A formação de leitores proficientes uma proposta de análise da vídeo animação spring.pdf | 417,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons