Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Daniela-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorRagi, Taísa Rita-
dc.date.accessioned2024-10-01T18:56:35Z-
dc.date.available2024-10-01T18:56:35Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationRODRIGUES, D.; FERREIRA, H. M.; RAGI, T. R. A formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da vídeo animação spring. Revista (Con) textos Linguísticos, v.17, n. 36, p. 345-362, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59530-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the use of video animations in the classroom, considering the linguistic, semiotic and discursive aspects. In order to achieve this objective, it starts with a theoretical study on the contributions of working with multisemiotic texts as a didactic-pedagogical proposal. To this end, the theoretical line of Social Semiotics and Pedagogy of Multiliteracies is adopted. Thus, among the authors that support the study carried out, Antunes (2015), Rojo and Almeida (2012), Rojo and Barbosa (2015) and Zozzoli (2012) stand out. In addition, a proposal for the analysis of the video animation Springproduced by Blender Animation Studioand made available on You Tube by the channel AnimalsReview is presented. Thus, from the articulation between theory and practice, we seek to reflect on the.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista (Con) texto Linguísticospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectVideoanimaçãopt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectVídeo animationpt_BR
dc.titleA formação de leitores proficientes: uma proposta de análise da vídeo animação springpt_BR
dc.title.alternativeThe formation of proficient readers: a proposal for analysis of the videoanimation Springpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização de videoanimações em sala de aula, considerando os aspectos linguísticos, semióticos e discursivos. Para a concretização desse objetivo, parte-se de um estudo teórico sobre as contribuiçõesdo trabalho com textos multissemióticos como uma proposta didático-pedagógica. Para tal, adota-se a linha teórica da Semiótica Social e da Pedagogia dos Multiletramentos. Desse modo, entre os autores que embasam o estudo realizado merecem destaque Rojo e Almeida (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Zozzoli (2012). Além disso, apresenta-se uma proposta de análise da videoanimação Spring,produzida porBlender Animation Studioe disponibilizada no You Tube pelo canal Animals Review. Assim, a partir da articulação entre teoria e prática, busca-se refletir sobre o ensino da leitura em espaço escolar, de modo a favorecer a formação de leitores proficientes e que tenham a liberdade de interagir socialmente. Por meio do trabalho realizado, foi possível constatar que as videoanimações apresentam potencialidades para a formação de leitores mais atentos aos aspectos linguísticos, semióticos e discursivos, possibilitando a identificação de elementos explícitos, a realização de inferências, a compreensão dos projetos de dizer dos produtores, o entendimento da estrutura composicional, bem como a ampliação da capacidade crítica e de funcionamentos das práticas discursivas.pt_BR
Aparece nas coleções:DEL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_A formação de leitores proficientes uma proposta de análise da vídeo animação spring.pdf417,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons