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metadata.teses.dc.title: Educação científica no sistema prisional: um estudo sobre a percepção de docentes da área de ciências
metadata.teses.dc.title.alternative: Scientific education in the prison system: A study on the perception of science teachers​
metadata.teses.dc.creator: Santos, Erlâine Natane
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7211833072419790
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Magalhães da
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Alves, Jacqueline Magalhães
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Meira , Marisa Eugênia Melillo
metadata.teses.dc.subject: Educação científica
Ressocialização
Sistema carcerário
Docentes
Educação no sistema prisional
Processo formativo
Desenvolvimento humano
Scientific education
Resocialization
Prison system
Teachers
Education in the prison system
Formative process
Human development
metadata.teses.dc.date.issued: 17-Dec-2024
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior​ (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: SANTOS, Erlâine Natane. Educação científica no sistema prisional: um estudo sobre a percepção de docentes da área de ciências. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Ambiental) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024​.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente trabalho visou investigar a percepção de docentes da área de Ciências de uma escola inserida em uma unidade prisional sobre o papel da educação científica no processo de humanização de pessoas privadas de liberdade. O aporte teórico da pesquisa se pautou na concepção de educação da pedagogia histórico-crítica e na concepção de ser humano da psicologia histórico-cultural, ambas apoiadas nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, de modo que a temática é contextualizada nas contradições que envolvem a relação entre o sistema prisional e a educação na sociedade capitalista. O texto aborda o sistema jurídico como instrumento de controle social, a criminalização da pobreza e o racismo no sistema penitenciário brasileiro, a função excludente das instituições carcerárias na sociedade burguesa e a literatura científica que aborda a educação como um dos meios de reduzir a reincidência criminal. Na discussão sobre a relação entre educação e sociedade, defende os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, cuja postura contra-hegemônica afirma a importância dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos para transformar a visão de mundo dos e das educandas, bem como a compreensão histórica de ser humano encontrada nos preceitos da psicologia histórico-cultural. Dada a relevância que essas teorias atribuem aos conhecimentos científicos para o processo de humanização e de transformação dos sujeitos, coloca-se como objetivo da pesquisa investigar de que maneira docentes de uma escola voltada para pessoas privadas de liberdade compreendem a contribuição da educação em Ciências para o desenvolvimento desses sujeitos e para a vida pós-cárcere. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes da área de Ciências de uma escola inserida em uma unidade prisional e a metodologia utilizada para a análise dos dados foi o método de análise do conteúdo. Os resultados apontam que a percepção da e dos docentes participantes sobre a relação entre a educação científica e o processo de humanização de pessoas em privação de liberdade, se circunscreve a promover, majoritariamente, a adaptação do indivíduo ao modelo de sociedade vigente.
metadata.teses.dc.description.abstract: The present work aims to investigate the perception of science teachers at a school located in a prison unit on the role of scientific education in the process of comprehensive training and resocialization of people deprived of liberty. The theoretical contribution of the research is based on the conception of education from historical-critical pedagogy and the conception of human being from historical-cultural psychology, both supported by the assumptions of historical-dialectical materialism, so that the theme is contextualized in the contradictions that involve the relationship between the prison system and education in capitalist society. The text addresses the legal system as an instrument of social control, the criminalization of poverty and racism in the Brazilian penitentiary system, the exclusionary role of prison institutions in bourgeois society and scientific literature that addresses education as one of the means of reducing criminal recidivism. In the discussion about the relationship between education and society, it defends the assumptions of historical-critical pedagogy, whose counter-hegemonic stance affirms the importance of scientific, artistic and philosophical content to transform the worldview of students, as well as historical understanding. of human being found in the precepts of historical-cultural psychology. Given the relevance that these theories attribute to scientific knowledge for the process of humanization and transformation of subjects, the objective of the research is to investigate how teachers at a school aimed at people deprived of liberty understand the contribution of science education to the development of these subjects and their post-prison life. The methodology used for data collection will be a semi-structured interview with science teachers from a school located in a prison unit and the methodology used for data analysis will be the content analysis method. The results indicate that the perception of the participating teachers about the relationship between scientific education and the comprehensive training of people in a situation of incarceration is limited to promoting, for the most part, the adaptation of the individual to the current model of Society.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59753
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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