Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956
Título: Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos
Autores: Fernandes, Guilherme Garcia
Mendes, Rosana Maria
Palavras-chave: Ensino aprendizagem
Surdez - estudante
Educação inclusiva
Matemática inclusiva
Língua brasileira de sinais (Libras)
Data do documento: 15-Mai-2025
Editor: UFLA
Citação: FERNANDES, Guilherme Garcia; MENDES, Rosana Maria. Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Descrição: O e-book apresenta uma sequência didática voltada ao ensino do conceito de divisão, com foco em estudantes surdos da Educação Básica. A proposta se baseia nos Cenários para Investigação Inclusivos, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a visualidade como recursos pedagógicos. O material inclui atividades práticas contextualizadas, como simulações de compras em papelaria e o uso de jogos digitais, incentivando a resolução de problemas de divisão partitiva e por medida. A abordagem promove a autonomia dos estudantes e contribui para uma matemática inclusiva e acessível, pautada na cultura surda.
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956
ISBN: 978-65-84982-13-0
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons