Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956
Title: | Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos |
Authors: | Fernandes, Guilherme Garcia Mendes, Rosana Maria |
Keywords: | Ensino aprendizagem Surdez - estudante Educação inclusiva Matemática inclusiva Língua brasileira de sinais (Libras) |
Issue Date: | 15-May-2025 |
Publisher: | UFLA |
Citation: | FERNANDES, Guilherme Garcia; MENDES, Rosana Maria. Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente). |
Description: | O e-book apresenta uma sequência didática voltada ao ensino do conceito de divisão, com foco em estudantes surdos da Educação Básica. A proposta se baseia nos Cenários para Investigação Inclusivos, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a visualidade como recursos pedagógicos. O material inclui atividades práticas contextualizadas, como simulações de compras em papelaria e o uso de jogos digitais, incentivando a resolução de problemas de divisão partitiva e por medida. A abordagem promove a autonomia dos estudantes e contribui para uma matemática inclusiva e acessível, pautada na cultura surda. * Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59956 |
ISBN: | 978-65-84982-13-0 |
Appears in Collections: | Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVRO1_Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos | 1,93 MB | Adobe PDF | View/Open | |
LIVRO2_Desenvolvendo o conceito de divisão a partir de cenários para investigação inclusivos | 1,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License