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Título: Agricultura familiar e suas estratégias de comercialização: um estudo de caso no município de Capanema - região sudoeste do Paraná
Autor : Kiyota, Norma
Primeiro orientador: Gomes, Marcos Affonso Ortiz
Primeiro membro da banca: Schmidt, Wilson
Segundo membro da banca: Ribeiro, Áureo Eduardo Magalhães
Terceiro membro da banca: Alencar, Edgard
Palavras-chave: Agricultura familiar
Estratégia
Strategy
Comercialização
Administração rural
Farm management
Data da publicação: 8-Out-2015
Agência(s) de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Referência: KIYOTA, N. Agricultura familiar e suas estratégias de comercialização: um estudo de caso no município de Capanema - região sudoeste do Paraná. 1999. 149 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos agricultores femiüares para se inserir no processo de comercialização, num momento em que as commodities não estão sendo suficientes para manter a rentabilidade da atividade rural, devido às políticas agrícolas,à ação das grandes agroindústrias, entre outros fatores. Além disso, a sobreprodução de alguns produtos, fez com que os agricultores tenham que concorrer pelos consumidores e estes apesar de manterem o critério do preço como relevante, aceitam pagar um pouco mais por um produto diferenciado e de qualidade. Esta pesquisa consiste num estudo de caso com os agricultores do município de Capanema, região sudoeste do Paraná. Primeiramente, analisaram-se as relações destes agricultores com os compradores e/ou consumidores de seus produtos, como a: cooperativa, agroindústria, empresa de produtos orgânicos, pequenos comércios locais, uma entidade própria dos agricultores, e diretamente com os consumidores, através das feiras e das vendas a domicílio. Posteriormente, são analisadas as estratégias das famílias de agricultores desde a escolha da atividade, produção e agregação de valor até a relação final com o comprador. A análise destaca as especifícidades dos agricultores familiares que determinam as estratégias de inserção no processo de comercialização, como a família, a reciprocidade, entre outras.
Abstract: This study aims to understand the strategies utilized by femily fermers for their insertion intothe commerciahzation process, which is talking place the moment at which of commodities are not being enoughto keep the profitability of agricultural business, owing to the agricultural pohtics, agroindustry's actions, among others fàctors. Over production causes fermers to have to concurs for consumers and these, despke maintaining the criterion upon the product price evenaccept to paya little more, however a differentiated and high quality product. This research work consist in a cause study was conducted on the fermers of the city of Capanema in Paraná's southwestern region. First, are analyzes the relationships of these fermers withthe purchasers and/or consumers for their products suchas: cooperative, agroindustry, organic product enterprise, localsmallshops, a collective group of the fermers themselves, and directly with consumers though feirs and door to door sales. Posteriori, are analyses the femily fermers strategies since the activity choice, production, plus value, until the consumers relationship. The analyze meeting the femily fermers specifies which determinatethe strategies of insertion into the commercialization process, as femily, reciprocity among others.
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URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10483
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



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