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metadata.artigo.dc.title: Na trilha das pedras: algumas considerações sobre as metodologias de educação ambiental e o processo de escuta
metadata.artigo.dc.creator: Sánchez, Celso
Monteiro, Bruno
Monteiro, Renata
metadata.artigo.dc.subject: Educação ambiental
Processo de escuta
Dimensão ontológica
Environmental education
Listening
Ontological dimension
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande
metadata.artigo.dc.date.issued: Jan-2010
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SÁNCHEZ, C.; MONTEIRO, B.; MONTEIRO, R. Na trilha das pedras: algumas considerações sobre as metodologias de educação ambiental e o processo de escuta. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 24, p. 384-396, jan./jul. 2010.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Neste trabalho propomos discutir o debate concernente ao campo da EA como opção política de um processo de construção coletiva, onde se coloque a perspectiva de transformação da realidade das comunidades envolvidas. Neste sentido, buscaremos observar metodologias e procedimentos aplicados a EA, destacando o processo de escuta como instrumento para contextualizar questões socioambientais a partir da leitura de mundo dos atores envolvidos. Não pretendemos trazer fórmulas ou técnicas, tão pouco elaborar uma espécie de “manual” de EA, mas ao contrário, propor uma discussão sobre a EA como meio de percepção, tendo como referencial a dimensão ontológica e os processos endógenos de participação coletiva.
metadata.artigo.dc.description.abstract: In this work we discuss the debate concerning the field in which the EE (Environmental Education) is presented as a policy option in a process of collective construction, standing as a prospect of changing the reality of the communities involved. In this direction, we try to address the methodologies and procedures applied to EE, highlighting the educational practice based on the ‘listening’ of community speech towards the need of contextualization of socio-environmental issues, thus, departing from the world view of the actors involved. We do not intend to bring out formulas or techniques, nor even develop some sort of EE "manual", but rather to propose a discussion of the EE as an instrument of perception and autonomy, having as references the ontological dimension and endogenous processes of collective participation.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3910
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13081
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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