Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15072
Título: Sistemas de comercialização e o desenvolvimento de um mercado futuro de produtos agrícolas: três estudos de caso na Colômbia
Autor : Rincón, Sérgio Camilo Rojas
Primeiro orientador: Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
Primeiro membro da banca: Reis, Ricardo Pereira
Segundo membro da banca: Aguiar, Danilo Rolim Dias de
Palavras-chave: Produtos agrícolas - Comercialização
Agribusiness - Colômbia
Mercado futuro
Economia agrícola
Arroz
Café
Batata
Farm produce
Rice
Coffee
Potatoes
Data da publicação: 3-Ago-2017
Referência: RINCÓN, S. C. R. Sistemas de comercialização e o desenvolvimento de um mercado futuro de produtos agrícolas: três estudos de caso na Colômbia. 2002. 95 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.
Resumo: Visando a utilização de mercados futuros como instrumento de redução do risco de preço em três importantes produtos agrícolas daColômbia, o arroz, a batata e o café foram analisados como estudos de caso em seus sistemas de comercialização internos, bem como o contexto das reformas estruturais ocorridas nacomercialização agrícola nestas três décadas naAmérica Latina. O estudo mostra que não é suficiente argumento a viabilidade do mercado futuro desses três produtos agrícolas à luz daliteratura atual sobre esse instrumento. A existência de falhas no sistema de comercialização no mercado físico, a instabilidade política no país, o protecionismo agrícola regional e mundial, a facilidade de arbitragem desses produtos com o aumento dos fluxos comerciais e o grande impacto dos mercados internacionais no mercado local, em particular para o café e o arroz, deixam pouco atraente a utilização do mercado de futuros agrícolas. O melhoramento do grau de coordenação entre osagentes envolvidos na comercialização por meio dos acordos de competitividade das cadeias do arroz e da batata constitui um instrumento mais abrangente e duradouro do que a diminuição do risco de preço com o instrumento de mercado de futuros. No caso do café, aeficiência na utilização dos recursos no Fondo Nacional dei Café, a transparência na transmissão do preço externo para a formação do preço interno e a ampliação do programa de compra de café com entrega futura junto ao hedging nas bolsas internacionais contribuem para a diminuição efetiva do risco de preço.
Abstract: Objectifying fhe use offuture markets as an instrument ofpríce rísk reduction in three importam agrarían products in Columbia: rice, potatoe and coffee, were analised as case stndies intheir internai trade systems, as well as me structural reforms context occurred in me trade system during me last three decades in Latin America. The study shows mat it's not enough reason me future inaifcetviabílítyof these three products in me light ofreal literature on tins instrument, The existence oflacks inme irade system ofmephysícal maiket, me countiy polítical instabüity, me regional protectionism, me referee facílíty ofmese products wim me increasing ofme trade fluxes and me big international markets ímpacts of mese products partícularry me rice and coffee, tom not attractive me use ofme future markets. The improvement ofme coordinatíon degree wímín agents ínvolved ín me trade through competitrvity agreements ofme rice and potatoe chaíns ís a larger and sustainable instrument man me price rísk reduction wím me mmre market instrument. In me coffee case, me efficíency ín me use ofme Fondo Nacional dei Café resources, me traasparency ín me externai príce transmíssion for me internai price fonnanon, me enlargement ofme program of' &&* acqmsitkm to forward deltvery jomedto hed^h^mme mtònaàmal caimiodtty exchanges contributo tome effective reduction ofme price rísk.
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15072
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.