Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Jackeline Amantino-
dc.creatorValadão, José de Arimatéia Dias-
dc.date.accessioned2017-11-20T17:45:11Z-
dc.date.available2017-11-20T17:45:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationANDRADE, J. A. de; VALADÃO, J. de A. D. Análise da instrumentação da ação pública a partir da teoria do ator-rede: tecnologia social e a educação no campo em Rondônia. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 51, n. 3, p. 407 - 430, maio / jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28135-
dc.description.abstractThis article discusses the use of social technologies for the instrumentation of public action and the adoption of actor-network theory as support for relational analysis. In order that, a qualitative case study was carried out to analyze the adoption of pedagogy of alternation as an instrument for rural education policy in the state of Rondônia, Brazil. It was found that, although the state government wanted to define a standard model, the instrumentation of rural education was translated differently in different regions of the state, through public action that involved a broad actor-network. Concluding that, as a result of these multiple and different forms of sociotechnical instrumentation of public action, there is a greater demand for the opening of government actors to the relational dynamics of the process of construction of public policies.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresaspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista de Administração Públicapt_BR
dc.titleAnálise da instrumentação da ação pública a partir da teoria do ator-rede: tecnologia social e a educação no campo em Rondôniapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute o uso de tecnologias sociais para a instrumentação da ação pública e a adoção da teoria do ator -rede como suporte para a análise relacional. Para tanto, um estudo de caso qualitativo foi realizado para analisar a adoção da pedagogia da alternância como instrumento da política de educação rural do estado de Rondônia, Brasil. Constatou-se que, apesar de o governo estadual querer definir um modelo padrão, a instrumentação da educação no campo foi transladada diversamente em diferentes regiões do estado, por meio da ação pública que envolveu uma ampla rede de atores. Concluindo que, em decorrência dessas múltiplas e diferentes formas de instrumentação sociotécnica da ação pública, existe uma maior demanda pela abertura dos atores governamentais à dinâmica relacional do processo de construção de políticas públicas.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons