Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29130
metadata.teses.dc.title: Capital social nas relações interorganizacionais entre supermercadistas e fornecedores
metadata.teses.dc.title.alternative: Social capital in inter-organizational relations between supermarkets and suppliers
metadata.teses.dc.creator: Valadares, Gustavo Clemente
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4607579742292691
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Antonialli, Luiz Marcelo
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Castro, Cleber Carvalho de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Castro, Cleber Carvalho de
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Rezende, Daniel Carvalho de
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Botelho, Delane
metadata.teses.dc.subject: Relações interorganizacionais
Capital social
Mercado varejista
Inter-organizational relations
Social capital
Retail market
metadata.teses.dc.date.issued: 2-May-2018
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: VALADARES, G. C. Capital social nas relações interorganizacionais entre supermercadistas e fornecedores. 2018. 100 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Considerado um dos maiores e mais importantes setores da economia brasileira e mundial, o varejo está presente em praticamente todas as atividades cotidianas. O mercado globalizado exige cada vez mais a preparação das empresas varejistas para que estas possam trazer ao consumidor final produtos e serviços de qualidade com preço competitivo. A pesquisa científica acerca do varejo envolve o estudo do relacionamento no canal de suprimentos, de maneira especial as relações entre compradores e fornecedores. Esta pesquisa teve como objetivo descrever o contexto das relações interorganizacionais existentes entre os supermercadistas e seus fornecedores, procurando identificar a presença e a influência do Capital Social nessas relações. O estudo tem caráter exploratório e descritivo, composto por uma análise bibliográfica e documental, além da realização de um estudo de caso. O estudo de caso foi realizado em uma rede de supermercados de minas Gerais, sendo entrevistados 7 varejistas e 12 fornecedores. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, por meio da grade de categorização mista. Por meio dos resultados obtidos, foi possível caracterizar as relações entre varejistas e fornecedores, formas de comunicação, tipos de contratos, condições de negociação, relações de poder e dependência e os conflitos existentes, bem como demonstrar a presença do capital social nas relações, seus efeitos positivos e negativos, nível de compartilhamento de informações e confiança e ainda a mutualidade de expectativas entre os atores. Os entrevistados foram agrupados pelo grau de presença do capital social.
metadata.teses.dc.description.abstract: Considered one of the largest and most important sectors of the Brazilian and world economy, retail is present in almost all daily activities. The globalized market demands more and more the preparation of the retail companies so that they can bring to the end consumer products and services of quality with competitive prices. Scientific research on retailing involves the study of the relationship in the supply channel, especially regarding the relationship between buyers and suppliers. The objective of this research was to describe the context of the interorganizational relations existing between supermarkets and their suppliers, trying to identify the presence and influence of social capital in these relationships. The study has an exploratory and descriptive character, composed by a bibliographical and documentary analysis, showing a case study. The case study was carried out in a network of supermarkets in Minas Gerais, where 7 retailers and 12 suppliers were interviewed. The data were analyzed using the content analysis technique, through the mixed categorization grid. By the obtained results, it was possible to characterize the relationships between retailers and suppliers, forms of communication, types of contracts, negotiation conditions, power and dependency relations and existing conflicts, as well as to demonstrate the presence of social capital in relations, their positive and negative effects, level of information sharing and trust, and mutuality of expectations among stakeholders. The interviewees were grouped by the degree of presence of social capital.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29130
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)



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