Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30766
metadata.teses.dc.title: | Relações entre o aplicativo “Uber” e o ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do serviço de transporte ofertado |
metadata.teses.dc.title.alternative: | Relations between the uber application and Brazilian Legal Ordinance: an analysis of the offered transportation service |
metadata.teses.dc.creator: | Alves, Flávia Carneiro Reis Cerqueira |
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: | Salim, Luciano Siqueira |
metadata.teses.dc.contributor.referee1: | Cerqueira, Vinícius Nascimento |
metadata.teses.dc.subject: | Transporte público Serviço público Uber Livre iniciativa Transporte privado Transporte individual Livre concorrência |
metadata.teses.dc.date.submitted: | 18-Jan-2018 |
metadata.teses.dc.date.issued: | 9-Feb-2018 |
metadata.teses.dc.identifier.citation: | ALVES, Flávia Carneiro Reis Cerqueira. Relações entre o aplicativo “Uber” e o ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do serviço de transporte ofertado. 2017. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. |
metadata.teses.dc.description.resumo: | O serviço ofertado pela empresa de tecnologia Uber Technologies Inc., no Brasil legitimada como Uber do Brasil Tecnologia Ltda., enquadra-se na categoria de transporte privado individual. O aplicativo promove a intermediação entre o usuário (passageiro) e o prestador do serviço (motorista credenciado). A efetivação do exercício do aplicativo no país atende a preceitos constitucionais básicos, como o do direito social ao transporte, da livre iniciativa econômica e da livre concorrência. A Constituição Federal também estabelece que é competência do poder público municipal regular, bem como instituir, direta ou indiretamente, o transporte urbano. Desta forma, o transporte pode ser promovido pela própria Administração Pública ou por particulares, por meio das modalidades de concessão e permissão do serviço público. Neste diapasão, mostra-se coerente o livre exercício da empresa Uber no país, uma vez que o mesmo não é proibido pelo ordenamento. Contudo, sugere-se a implantação de regulamentação municipal específica sobre o transporte privado individual, a fim de que seja suprida a atual ausência legislativa a respeito da matéria. |
metadata.teses.dc.identifier.uri: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30766 |
metadata.teses.dc.publisher: | Universidade Federal de Lavras |
metadata.teses.dc.language: | por |
Appears in Collections: | PROGRAD - Direito (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Relações entre o aplicativo “Uber” e o ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do serviço de transporte ofertado | 387,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License