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metadata.teses.dc.title: Levantamento das necessidades de treinamento para agricultores: um estudo visando desenvolver os recursos humanos no Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto - RO
metadata.teses.dc.creator: Menezes, Lucimar Alencar de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Rivera, Ricardo de Carvalho Perez
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Andrade, Jairo Eduardo Borges
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Vitor, Vicente de Paula
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Abreu, Agostinho Roberto de
metadata.teses.dc.subject: Trabalhadores rurais
Treinamento
Rondônia
Formação profissional
Comunidades agrícolas
Desenvolvimento rural
Recursos humanos
Sociologia rural
metadata.teses.dc.date.issued: 16-Nov-2018
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER)
metadata.teses.dc.identifier.citation: MENEZES, L. A. de. Levantamento das necessidades de treinamento para agricultores: um estudo visando desenvolver os recursos humanos no Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto - RO. 1987. 162 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1987.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente estudo teve como finalidade levantar as necessidades de treinamento dos agricultores colonos do PIC Ouro Preto e verificar, através da análise de regressão, as variáveis estratificadoras das prioridades de treinamento. A área de estudo foi o Núcleo Integrado de Colonização Ouro Preto, situado no recém-criado Município de Ouro Preto D’Oeste ao longo da Rodovia BR-364, no trecho compreendido entre o Município de Ariquemes e Ji-Paraná, cuja atividade principal é a agropecuária. Para atingir este objetivo procedeu-se à entrevista da população alvo (133 agricultores colonos), e ainda foram ouvidos: 10 técnicos de campo da EMATER-RO, 2 associações comunitárias; 17 líderes multiplicadores e 9 responsáveis pelos órgãos executores da política e das diretrizes da região. Para tanto, foram utilizados cinco instrumentos de coleta, previamente testados e posteriormente aplicados pela autora, auxiliada pelos técnicos de campo da EMATER-RO. De posse das informações, identificaram-se, através da metodologia utilizada de avaliação de necessidades descrita por BORGES-ANDRADE & LIMA (6), 19 atividades priorizadas pelos agricultores colonos, 34 pelas mulheres dos agricultores colonos e 168 tarefas pelos líderes multiplicadores. As prioridades foram fundamentadas na importância para o desempenho e discrepância (diferença entre o domínio atual e o ideal). A lista de prioridades identificou as atividades que mais necessidade tem de algum treinamento no futuro e os modelos de explicação testados indicaram as variáveis que são determinantes das prioridades de treinamento.
metadata.teses.dc.description.abstract: The objective of this study was to survey the training needs of the colonist farmers of PIC Ouro Preto and to verify the stratifying variables of the training priorities by using regression analysis. The study área was the integrated nucleus of colonization Ouro Preto, situated in the recently created Municipal of west Ouro Preto alonÇ the BR-364 highway, in the stretch inclu - ded between the municipais of Ariquemes and Ji-Paraná, the prin cipal activity of which is agriculture. To attain the objective, the target population (13 3 co lonist farmers), the ten field technicans of Emater-RO, the two community associations, the 17 multiplais leaders and the nine responsible for the executor organs of the politics and rights of the region were interviewed. Five instruments of collection, pre viously tested and later applied by the author with the help of the field technicans of Emater-RO, were used for this purpose. In possession of the information it was possible to identify, using the methodology utilised for needs assessment described by BORGES-ANDRADE & LIMA , 19 activities given pri ority by the colonist farmers, 34 activities by the wives of these farmers and 168 tasks recognised by the multiplais leaders. The priorities were based on the importance for the performance and discrepancy (Difference between real and ideal mastery . The list of priorities identified the activities that have a greater need for some training in the future and the models of explanation tested indicated the variables that are determinants of the training priorities.
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31974
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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