Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31977
metadata.teses.dc.title: Avaliação do programa de administração rural da EMATER-MG: atitudes de técnicos e a eficiência gerencial de produtores rurais
metadata.teses.dc.creator: Geraldo, Luiz Gonzaga
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Andrade, Jose Geraldo de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Alencar, Edgard
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Sette, Ricardo de Souza
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Lima, Juvêncio Braga de
metadata.teses.dc.subject: Administração rural
Comportamento organizacional
Eficiência organizacional
Trabalhadores rurais
Desenvolvimento organizacional
Minas Gerais
metadata.teses.dc.date.issued: 19-Nov-2018
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER)
metadata.teses.dc.identifier.citation: GERALDO, L. G. Avaliação do programa de administração rural da EMATER-MG: atitudes de técnicos e a eficiência gerencial de produtores rurais. 1991. 95 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1991.
metadata.teses.dc.description.resumo: Estabeleceu-se como objetivo geral deste estudo, identificar e compreender as atitudes dos extensionistas vinculados ao Programa de Administração Rural da EMATER-MG (PAR) e a utilização, pelos produtores rurais,, das informações deste Programa, como suporte à tomada de decisões no processo produtivo das empresas rurais. : 0 estudo foi realizado na região compreendida pela área de atuação do Escritório Regional da EMATER-MG de Lavras, localizado na Região 'Sul de Minas Gerais, nos municípios de: Baependi, Boa Esperança, Bonsucesso, Campo Belo, Carmo da Cachoeira, Conceição do Rio Verde, Coqueiral, Cristais, Elói Mendes, Itumirim, Lambari, Lavras, Nepomuceno, Três Corações, Três Pontas e Varginha. A população foi constituída pelos produtores rurais envolvidos no trabalho de administração rural implantado pela EMATER-MG, bem como pelos técnicos dos escritórios locais que assessoram esses produtores. O referencial teórico proposto para o estudo foi embasado nos seguintes aspectos: 1. a avaliação; 2. as atitudes; 3. o processo administrativo; e 4. a eficiência gerencial. A variável analítica que caracteriza a atitude dos extensionistas em relação ao PAR foi obtida através de uma escala tipo Likert com 48 itens selecionados e correspondentes aos componentes cognitivo, afetivo e tendência á ação. Os índices de utilização das informações do PAR foram determinados em função de quantas e quais informações do Programa foram utilizadas pelos produtores. 0 processo administrativo do produtor foi determinado baseado em quantos e quais recursos administrativos foram utilizados pelos produtores. A eficiência gerencial foi determinada através do chamado índice Composto de Rendimento para cada propriedade assessorada em administração rural. • As análises estatísticas foram realizadas através da aplicação de dois testes não-paramétricos, o Teste de Diferença entre Médias e' o Coeficiente de Correlação por Postos de Spearman. Constatou-se diferenças significativas nas atitudes dos extensionistas em relação ao PAR, refletindo na utilização das informações do Programa pelos produtores rurais e, consequentemente, no processo administrativo e na eficiência gerencial dos produtores. Os produtores rurais que mais utilizaram as informações do PAR foram aqueles assistidos pelos extensionistas com atitudes mais favoráveis ao Programa. Em conseqüência, os produtores que mais utilizaram as informações do PAR foram aqueles que mais utilizaram os recursos administrativos e que alcançaram maior eficiência gerencial.
metadata.teses.dc.description.abstract: Indisponível
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31977
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.