Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32015
metadata.teses.dc.title: Fluxo e margens de comercialização de diversos produtos olerícolas comercializados na Central de Abastecimento de Minas Gerais S.A - CEASA/MG e mercados distritais de Belo Horizonte
metadata.teses.dc.creator: Queiroz, Marcone Flavios de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Reis, Antônio João dos
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Cardoso, Diva Aparecida M.
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Salazar, German Torres
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Aquino, Luiz Henrique de
metadata.teses.dc.contributor.referee4: Morais, Vander Azevedo de
metadata.teses.dc.subject: Produtos hortigranjeiros
Produtos agrícolas
Olericultura
Economia agrícola
metadata.teses.dc.date.issued: 19-Nov-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: QUEIROZ, M. F. de. Fluxo e margens de comercialização de diversos produtos olerícolas comercializados na Central de Abastecimento de Minas Gerais S.A - CEASA/MG e mercados distritais de Belo Horizonte. 1979. 101 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1979.
metadata.teses.dc.description.resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar e descrever o fluxo e margens de comercialização de doze produtos hortigranjeiros comercializados na CEASA/MG e Mercados Distritais de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no mês de setembro de 1978; e as margens mensais, no período de outubro de 1977 a setembro de 1978. Analisaram-se também as influencias de preços sobre a participação do produtor e margens de comercialização, através de uma analise de regressão múltipla. Os produtos são os seguintes: Alface lisa (Lactuca sativa L.), Cenoura vermelha (Daucus carota I.) , Chuchu (Sechium edule) , Couve Comum (Brassica oleracea L. var. acephala), Jilõ comprido (Solanum gilo) , Moranga híbrida (Cucurbita moschata x C. máxima), Pepino (Cucumis sativus) , Quiabo (Abelmochus esculentus), Repolho híbrido (Brassica oleracea var. capitata), Tomate maça e Tomate Santa Cruz (Licopersicum esculentum Mill) e Feijão vagem (Phaseolus vulgaris L.). A pesquisa desenvolveu-se em quatorze municípios do Estado de Minas Gerais, sendo doze deles localizados na zona de produção, um onde se localizam os atacadistas e o outro onde se localizam os varejistas. Utilizou-se o método "Survey" em entre vista direta junto a produtores, atacadistas da Central de Abaste cimento de Minas Gerais S/A e varejistas de três Mercados Distritais de Belo Horizonte, em setembro de 1978. Os dados utilizados, no período de outubro de 1977 a setembro de 1978, foram fornecidos pela CEASA/MG e EMATER/MG. Do volume total comercializado dos produtos pesquisados, 82,672 fluiu do produtor a CEASA/MG. Apenas 4,70% do volume distribuído pela Central, o foi através dos mercados distritais. O componente funcional com exceção de "outras despesas e lucro" que mais afetou o preço pago pelo consumidor foi pardas, especialmente no nível de varejo, maiores que as do atacado e estas maiores que no nível de produtor. De modo geral, a margem de comercialização do varejo foi maior que a do atacado, e estas juntas foram maiores que a participação do produtor. As margens variaram entre os produtos a também no tempo. As margens de comercialização e participação do produtor foram afetadas por variações nos preços recebidos em cada nível. De modo geral, cada margem está associada diretamente com o respectivo preço recebido. A margem total esta relacionada positivamente com o preço de varejo e negativamente com o preço do produtor. A seguir, apresenta-se um resumo das sugestões: Desenvolver estudos similares a partir dos custos de produção e incluir outros custos de comercialização nos três níveis produtor, atacado e varejo. Estudar tipos diferentes de equipamentos de atacado e varejo. Financiamento de estruturas de conservação de pro dutos hortícolas. Promover a criação e o bom funcionamento de feiras-cobertas e/ou mercados distritais, também em cidades do interior. Orientar o produtor no sentido de se organizar informal ou formalmente.
metadata.teses.dc.description.abstract: Indisponível.
metadata.teses.dc.description: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32015
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.