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metadata.teses.dc.title: As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória
metadata.teses.dc.title.alternative: The colors in nature: a proposal for the optical wave teaching
metadata.teses.dc.creator: Silva, César Augusto Vassalo
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/1289965460541147
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Bagdonas, Alexandre
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Libardi, Helena
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Pugliesi, Renato Marcon
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Marineli, Fabio
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Maciel, Antônio Marcelo Martins
metadata.teses.dc.contributor.referee4: Henrique, Alexandre Bagdonas
metadata.teses.dc.subject: Óptica ondulatória
Ensino de física
Física - Ensino médio
Percepção das cores
Optical wave
Physics teaching
Physics - High school
Perception of colors
metadata.teses.dc.date.issued: 2-Jan-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, C. A. V. As cores na natureza: uma proposta para o ensino de óptica ondulatória. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: As cores, geralmente, são estudadas somente nas aulas de artes no ensino fundamental, sem levar em consideração os aspectos relacionados à luz, que poderiam ser trabalhados nas aulas de física no ensino médio. Pensando em trabalhar este tema, desenvolvemos uma sequência didática que o aborda junto a outros conceitos de óptica ondulatória. Para isso, durante o processo de ensino-aprendizagem, foram realizadas problematizações, presentes nos roteiros de atividade entregues a cada um dos alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais, localizada numa cidade de cerca de 20 mil habitantes, a fim de investigar suas possíveis concepções alternativas sobre cores, além de buscar aguçar as suas curiosidades para buscarem explicações sobre os fenômenos a serem estudados. Os resultados evidenciam que poucos estudantes pensavam em aspectos relacionados à visão para explicação de fenômenos envolvendo as cores na natureza, sendo que, a maioria relacionava apenas a interação luz-objeto como explicação para a percepção das cores.
metadata.teses.dc.description.abstract: The study of colors is usually only done in arts classes in elementary school, without taking into consideration aspects related to light, that could be discussed in physics classes. In order to teach about this theme, we developed a didactic sequence which adresses this issue with other concepts of wave optics. For this purpose, during the teaching-learning process, there were problematizations, present in the activity scripts delivered to high school second year students, in a public school, located in a small town of Minas Gerais. We aimed to investigate their alternative conceptions about colors, as well as to whet the curiosity to seek explanations about the studied phenomena. The results show that few students thought about aspects related to vision to explain phenomena involving colors in nature, most of which referred only to lightobject interaction as an explanation for color perception.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32354
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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