Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3238
Título: Ajuste de uma superfície de resposta no delineamento em blocos incompletos: análise de verossimilhança restrita e bayesiana em uma simulação de adubação em citros
Título(s) alternativo(s): Fitting a response surface using an incomplete block design: Restricted likelihood and Bayesian analysis in manuring simulation in citrus
Autor : Lima, Claudiney Nunes de
Primeiro orientador: Bueno Filho, Júlio Sílvio de Sousa
Primeiro membro da banca: Veiga, Ruben Delly
Morais, Augusto Ramalho de
Silva, Carlos Alberto
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Palavras-chave: Adubação
Amostragem gibbs
Delineamento em blocos incompletos
REML
Manuring
Gibbs Sampling
Incomplete block designs
Data da publicação: 25-Ago-2014
Referência: LIMA, C. N. Ajuste de uma superfície de resposta no delineamento em blocos incompletos: análise de verossimilhança restrita e bayesiana em uma simulação de adubação em citros. 2006. 71 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
Resumo: A determinação da combinação de doses de nutrientes que dá uma produção máxima é um problema de interesse em ensaios de adubação. No presente trabalho, procurou-se ilustrar as análises de verossimilhança restrita (REML) e bayesiana (GS) de um delineamento em blocos incompletos parcialmente balanceados. Para essa ilustração, foram simulados dados de produção de uma cultura de citros, no primeiro ano de idade, com a combinação de doses de dois nutrientes.Para o ajuste do modelo e o cálculo de suas propriedades estatísticas, foi feita a inferência de verossimilhança restrita (REML) e a inferência bayesiana, usando a amostragem Gibbs, ambas aplicadas a um modelo linear misto. Os resultados demonstram que as duas metodologias são boas ferramentas de ajuste de modelos mistos e devem ser recomendadas para ajustes de superfícies de resposta.
Finding the combination of nutrients levels that yields maximum production is an interesting problem in manuring assays. The aim of this work was to illustrate the restrict likelihood analysis (REML) and Bayesian analysis (GS) of a partially balanced incomplete block design. For this illustration, production data for the first year of a citrus culture were simulated, using combinations of levels for two nutrients. To fit the model and calculate its statistical properties, REML and GS were both applied to a mixed linear model. Results from both methodologies are equivalent, indicating that these are good tools for mixed models fitting that should be recommended for the response surfaces.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3238
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.